Aprenda a montar um portfólio online de Jornalismo

por Fernanda Flores

Hoje em dia, o mercado de trabalho do jornalista está bastante saturado. Seja para televisão, jornal impresso ou até assessoria de imprensa, a formação por si só já não garante vaga: é necessário ter conhecimento prático. A experiência em outros empregos, cursos profissionalizantes e até eventos e palestras acabam contando muito nessa hora.

O profissional jornalista deve estar sempre preparado para apresentar seu trabalho a possíveis futuros empregadores. Um ponto importante é a existência de um portfólio, completo e atualizado, que contenha todas as informações necessárias para que a empresa possa compreender seu estilo de escrita e método de trabalho.

Uma dúvida recorrente entre os profissionais da escrita – redatores, escritores e jornalistas em geral – é como apresentar seus trabalhos de uma forma criativa, fugindo do óbvio. Por se tratarem de textos, em sua maioria, extensos, o portfólio de escrita pode acabar se tornando chato e pouco original.

De acordo com o Diretor de Arte Marcos Coelho, “para se diferenciar no ramo da escrita tu deve ir além. Um portfólio básico, só com texto, não chama atenção. Busque referências e crie um estilo próprio. O uso de imagens, cores, layouts diferenciados e uma identidade visual com personalidade podem ajudar bastante”.

Pensando nisso, reunimos uma série de dicas para que você possa aproveitar ao máximo tudo o que os sites e aplicativos de portfólio online tem a oferecer, apresentando seus trabalhos da melhor maneira possível.

1. Antes de qualquer coisa: tenha a mente aberta

Não adianta criar um portfólio focado em escrita jornalística, se você também quer trabalhar com escrita web – ou vice-versa. Pense, antes de tudo, quais linhas você irá seguir, afinal, ainda que você não tenha trabalhos prévios realizados nessa área, eles podem vir a existir e você deve estar aberto a isso. Qualquer oportunidade é um aprendizado e pode contribuir para futuros empregos na área em que você realmente deseja se fixar.

Exemplo de portfólio de escrita publicitária, de Fernando Teixeira, para a Brastemp. Imagem: Google Imagens

1. Pesquise referências na área

Busque conhecer o trabalho de outros jornalistas, conhecidos ou não, que se assemelhem com aquilo que você está buscando para o seu portfólio. Não estamos mandando você copiar ou plagiar o trabalho alheio, mas saiba que até sua referência máxima também tem uma referência. É interessante termos uma base para, em cima dela, aplicar um estilo próprio.

Marcos deu a dica: “Para quem já está buscando ideias, separei essa publicação com algumas referências. Ela apresenta portfólios de 15 jornalistas, todos bem interessantes e completos. Outro post interessante é esse aqui, que contém alguns portfólios bem criativos, em diversas áreas – várias ideias podem surgir daí, o segredo é acumular referencias e criar um estilo próprio.”.

1. Fuja do texto comum: digitalize seus trabalhos

Assim como já falamos anteriormente, o visual é muito importante num portfólio de escrita para que ele não se torne chato. O texto não pode ser “corrido”, somente digitado em Word, sem cores ou imagens. O ideal é que você digitalize todos os seus trabalhos, no intuito de apresentar um portfólio original, colorido e completo. O impacto visual causado pela força estética da diagramação, das cores e imagens é fortíssimo e faz toda a diferença.

“Não fique no preto e branco: se o seu texto for muito simples, tu deve equilibrar com um layout mais trabalhado”, completa Marcos. Alguns serviços de portfólio online oferecem opções bem legais e gratuitas, clique aqui e conheça.

Exemplo de página digitalizada, onde foi colocado um fundo colorido, trazendo criatividade e leveza ao portfólio. Imagem: Google Imagens

1. Valorize-se: quantidade não significa qualidade

Em vez de publicar todos os trinta textos que você já fez, ou as cinquenta peças publicitárias que você criou, repense, releia. Não adianta ter um portfólio lotado de conteúdo, mas com baixa qualidade. Escolha seus melhores trabalhos e, somente esses, apresente lá – se necessário, procure ajuda de um orientador ou profissional experiente na área para te ajudar nessa revisão.

Exemplo de portfólio de escrita, do jornalista Rodrigo Viellas. Imagem: Google Imagens

Exemplo de portfólio de escrita, do jornalista Rodrigo Viellas.

1. Mantenha o portfólio sempre completo e atualizado

Por fim, depois de criado, o portfólio não pode ficar às moscas: lembre-se de atualizá-lo sempre com seus trabalhos mais recentes. Seu histórico acadêmico e profissional também é muito importante, então não se esqueça de adicionar um currículo. E preze pelos mais atuais, afinal, ninguém irá se interessar por um escritor enferrujado.

“Ainda que o portfólio seja um local para expor seus trabalhos, é importante que ele contenha um currículo, apresentando todas suas experiências, cursos e conhecimentos – um diferencial pode vir na exposição dos teus gostos pessoais e como eles influenciam na tua forma de trabalhar. Na minha área, o design, os portfólios são essenciais e bastante disseminados, mas acredito que o jornalismo também esteja virando um forte adepto desse tipo de ferramenta.”, finaliza Marcos.