Secult libera programação literária para a 44º Feira do Livro de Pelotas

Por: Vanessa Kleber

A 44º Feira do livro de Pelotas começou no dia 1º de novembro na Praça Coronel Pedro Osório. E dentro da extensa programação da feira, que contará com apresentações escolares, musicais, artísticas, mesas de debate, autógrafos, e exposições, a Secretaria da Cultura (Secult) de Pelotas divulgou uma programação cheia de atividades literárias.

A programação da Secult foi construída através de um edital de seleção pública, liberado no início de mês de outubro, que buscou selecionar 10 propostas de apresentações, oficinas, mesas-redondas, palestras e exposições relacionadas à literatura e à valorização do livro e a leitura. A ideia é apoiar e divulgar as produções artísticas pelotenses do ano de 2016, de forma que essas proporcionassem aos pelotenses e turistas uma diversidade artística durante a Feira do Livro, tanto na Praça Coronel Pedro Osório, quanto nos casarões ao seu entorno.

Confira a programação promovida, e divulgada, pela secretaria:

Mapa Nostálgico de Pelotas: Coleta de relatos entre os frequentadores da Feira do Livro que tenham vivido a infância em Pelotas (de diversas faixas etárias) com o objetivo de mapear os lugares nostálgicos dos entrevistados e histórias de infância relacionadas a eles. Essa ação também contribuirá para que o público se sinta um sujeito ativo na história da cidade e da própria Feira.

Data: 2 a 13 de novembro – Hora: 14h às 21h – Local: Casarão 2

Experiência Biblioteca: aproximações infraordinárias (Grupo Lugares-Livro): Através de ações artísticas de convívio direto com a Bibliotheca, (seus livros, documentos, funcionários, público, ritmos, clima e etc.), ao longo dos dias previstos, fomentar a prática desse espaço de leitura, memória e pesquisa.

Data: 6 a 11 de novembro – Hora: 13h às 21h – Local: Bibliotheca Pública Pelotense

Oficina Suporte a poesia mais do que escrita: Atividades dispostas em dois encontros de três horas, nos quais os participantes terão experiências de criação poética em que a contemplação, a reflexão e a expressão de sua “liberdade de linguagem” estarão colocadas em relação com os mais diversos suportes de voz (escrita, falada, cantada, gesticulada, projetada, silenciada, etc.).

Data: 9 e 15 de novembro – Hora: 14h às 17h – Local: Bibliotheca Pública Pelotense

Oficina de Criação em Videopoesia: Atividade de experimentação teórica e prática de uma forma midiática do fazer literário; já que à literatura sempre foi intrínseca a capacidade de adaptação formal aos meios nos quais circula, passando dos manuscritos à tipografia, (di)fundindo-se nos folhetins literários do jornal impresso e hoje sendo reproduzida na internet com particularidades atualizantes, tanto em sua forma, quanto na matéria de sua criação.

Data: 9, 10 e 11 de novembro – Hora: 14h às 17h – Local: Bibliotheca Pública Pelotense

Lançamento dos livros “Xoxota de Pelotas” e “Livro de Colorir: Como é Bom ser Lésbica”: Xoxota de Pelotas, de autoria coletiva, e do Livro de Colorir Como é Bom ser Lésbica, de autoria da Camila Cuqui e Oficina de Zines Feministas: A Oficina de Zines Feministas, é uma parceria entre o PET Artes Visuais e o núcleo de quadrinhos da UFPel, com o objetivo principal de colocar em circulação trabalhos de mulheres que acabam se perdendo em gavetas e diários. O Lançamento dos livros contará com a presença e uma roda de conversa com as autoras.

Data: 10 e 11 de novembro – Hora: 19h – Local: Casa Cultural Las Vulvas – Rua Padre Anchieta 949

Cartas de Amor: A atividade têm a finalidade de fazer o público escrever cartas para pessoas queridas, expressando de maneira física, a partir do papel,grafando de próprio punho ou feitas poeticamente pela artista, seus sentimentos, emoções, tristezas, mágoas e alegrias, podendo as mesmas ser enviadas via correio, fixadas em mural ou entregues pessoalmente.

Data: 12 de novembro – Hora: 18h30 – Local: Largo Edmar Fetter

Piquenique ao Luar #10 – Especial 44ª Feira do Livro de Pelotas: O evento é uma celebração à chegada da lua cheia, aos encontros noturnos, à comilança coletiva. Em sua 10ª edição, o evento une a proposta original ao ambiente literário, dando destaque ao gênero poesia, contemplando diversas atividades durante o evento.

Data: 14 de novembro – Hora: 20h às 0h – Local: Praça Coronel Pedro Osório (Explanada dos Artistas, em frente ao Theatro Sete de Abril)

Oficina de escrita criativa: memórias, cartas e diários: Possui o objetivo de promover discussão sobre escritas íntimas a partir de textos literários e estimular a escrita criativa por meio da produção de cartas e diários. Conta com uma Roda de conversa sobre escrita criativa, memória e processos de autoria e uma Exposição dialogada sobre memória e Escritas do eu.

Data: 18 de novembro – Hora: 15h às 18h – Local: Bibliotheca Pública Pelotense

A Feira do Livro acontece até o dia 20 de novembro. Confira a programação completa.

*As atividades que aconteceriam no Casarão 8 (Museu do Doce) foram canceladas devido a greve greves dos servidores, alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas contra a PEC 241.