DOUTOR ESTRANHO

Por: Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Mas tudo muda quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado, em busca de cura e esperança, Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar com o Ancião (Tilda Swinton) e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.”

Provavelmente já ouvir falar no Doutor Estranho. Ele era um homem arrogante, mas um dos melhores neurocirurgiões de Nova York. Até que sofre um acidente de carro e, como consequência, fica com as mãos trêmulas e incapazes de realizar cirurgias.

Insatisfeito com a medicina, gasta toda sua fortuna em busca de cura. Até que um dia descobre que existem recursos no Himalaia. Basta descobrir onde vive o Ancião, um mestre místico. Doutor Estranho é um dos mais importantes heróis da Marvel Comics e das HQ e é o Mago Supremo do Universo Marvel. Além disso, já teve a companhia de Tocha Humana e o Homem de Ferro em algumas histórias. Sua primeira aparição foi em 1963.

Doutor Estranho aparece agora na época em que tudo é possível para o cinema. E quando assistir irá reparar o quanto mágico é o filme. São muitos efeitos especiais e aprimorados. Chegamos a ficar de boca aberta em algumas cenas e, por incrível que pareça, nem precisa assisti-lo em 3D.

Nesse vimos tudo sobre sua origem. Como era, o que aconteceu, como se tornou um mago e o porquê. E, claro, que no final temos a promessa de que continuará.

Scott Derrickson dirige magistralmente. Embora tenha tendências ao gênero terror (A Entidade 2, Livrai-nos do Mal, A Entidade, entre outros) se sai muito bem nessa aventura fantasiosa de super-herói.

Quando Doutor Estranho chega em Kamar-Taj nada é como esperava. Não existe cura além de sua força interior, mente aberta e poderes mágicos. Então descobre que a Terra sofre contínuas ameaças místicas.

E só adquire os poderes necessários após treinar e esquecer tudo o que conhece como normal. E enquanto isso acontece você se vê envolvido pela história e pelo visual fabuloso.

Doutor Estranho aos poucos perde a arrogância, mas nunca o bom humor. E isso até quando entra em conflito direto com o vilão traidor Kaecilius (Mads Mikkelsen), que também teve o mesmo treinamento, mas acabou traindo Ancião e optando por se aliar às forças obscuras.

Pausa para falar desse ator dinamarquês que fez A Caça (2012), um ótimo filme sobre erro de julgamento, e o vilão que chorava sangue de Cassino Royale (2006) e ganhou prêmios europeus como Melhor Ator. Breve será visto em Rogue One: Uma História Star Wars (2016).

O alívio cômico do filme é mesmo o ator principal, que está ótimo. Ele tem piada para o vilão Kaecilius, para seu arqui-inimigo Dormammu, para sua Capa de Levitação, para Ancião e para seus novos colegas.

Tilda Swinton e Chiwetel Ejiofor estão perfeitos. A colega e quase namorada de Estranho, Christine Palmer (Rachel McAdams) também tem bons momentos. Mas quem merece os melhores elogios é mesmo o ator Benedict Cumberbatch.

Ele tanto se sai bem nas cenas em que faz o arrogante e sarcástico médico, como o dramático homem a espera de um milagre, mas principalmente, nas cenas de ação.

Portanto, não hesite, vá logo ao Cineflix do Shopping Pelotas, onde tive a alegria de estar na pré-estreia. Mas, como já informara antes, não deixe a sala antes de duas importantes cenas pós-créditos.

Na primeira cena você o verá fazer contato com um herói bem conhecido e na segunda cena veremos que a franquia já existe, o que significa que, Doutor Estranho 2 vem aí.

Nota 10.

Trailer:

“>

Comentários

comments

Você pode gostar...