Andor: Uma nova esperança para Star Wars

Ambientada durante os opressivos anos em que o Império dominou a galáxia, Andor, mostrará a jornada de Cassian Andor como espião e agente da rebelião até a sua participação crucial na missão que mudou a história da galáxia e garantiu os planos para que Leia, Luke e Han Solo destruíssem a primeira estrela da morte e virassem o jogo contra o império. 

Por Felipe Boettge

Com os três primeiros episódios já disponíveis, Andor é a nova série dentro do universo de Star Wars para o Disney+. Apesar do pouco apelo do personagem, interpretado por Diego Luna, com os fãs, a empresa parece realmente confiante no sucesso da série e já confirmou sua próxima temporada antes mesmo de sua estreia. Dessa forma, o seriado será composto por doze episódios que serão lançados semanalmente nas madrugadas de quinta-feira. 

Seis anos depois de sua primeira aparição nesse universo, Cassian retorna para uma história de origem que nos guiará até a sua maior participação dentro da saga vista em Rogue One: Uma História Star Wars. Filme que se posiciona imediatamente antes dos acontecimentos vistos em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), explicando o acontecimento que move toda a trama do filme original. O roubo dos planos para destruir a estrela da morte. 

Pôster de Andor / Reprodução: Divulgação/Disney+

Com um início tranquilo, a série funciona bem tanto para quem assistiu o filme e já conhece o personagem, quanto para quem está se vendo frente a frente com ele pela primeira vez. É nesse caminho, que o clima de espionagem, tensão e suspense é colocado desde os primeiros momentos do episódio inicial. 

Dentro de uma visão mais séria e adulta dos temas de Star Wars, Andor inicia sua jornada se diferenciando das outras produções derivadas dos filmes que já tiveram suas temporadas lançadas dentro do streaming. Com uma uma série de dúvidas sobre o protagonista e suas intenções, somos levados por dentro de três episódios cadenciados e com calma para apresentar o que deverá ser o seriado. Uma aventura de espionagem por dentro da soberba do império, mais uma vez, mostrando a força das pessoas comuns em meio a opressão do grande império galáctico. Algo que fica evidente já que somos apresentados a toda rede de contatos de Cassian e as diversas áreas que ela atinge, permitindo que tenhamos o personagem contando com esses amigos que fez pelo caminho em momento de maior necessidade durante o decorrer da temporada. 

Cassian fugindo em alta velocidade / Reprodução: Divulgação/Disney+

Apesar de ser apenas a quarta série produzida pelo Disney+ dentro do universo de Star Wars, Andor já carrega consigo um certo receio em meio aos fãs da obra criada por George Lucas. Isso se deve, a alguns problemas que atrapalharam tanto Obi-Wan quanto Bobba Fett, as últimas duas produções desse universo lançadas dentro da plataforma. Já que, apoiadas na nostalgia e nas grandes participações especiais, ambas séries viram seu potencial ser desperdiçado pelo excessivo valor dado à nostalgia. Elevando esses momentos acima do valor da história que deveria estar sendo contada, além de usar do tom infantil que sempre marcou a série, de forma que consegue desvalorizar ainda mais o pouco que estava sendo compartilhado de novo, único dos seriados. Portanto, isso não quer dizer que Andor deve abandonar o passado e construir algo exclusivamente novo. Mas sim, valorizar sua história acima de qualquer participação especial e especialmente, criar situações e personagens que possam um dia se tornar nostálgicos ao invés de depender dos que já existem para salvar algo mal elaborado e pensado apenas em agradar fãs de longa data.

Cassian escondendo-se das tropas do Império / Reprodução: Divulgação/Disney+

Apenas confiando em si mesmo, algo que parece o mais provável depois desses três episódios, que Andor pode se tornar um novo grande feito dentro das produções do universo de Star Wars. Esse, que tem espaços para os mais diversos tipos de debates e temas para serem explorados, além de um gigantesco potencial de criar novas bases de fãs a cada vez que se permite não ser mais do mesmo. Andor tem essa chance, podendo ser o fio de esperança que pode reacender a chama daqueles mais frustrados com os últimos atos da Disney com esse rico universo.

Comentários

comments

Você pode gostar...