Os destaques do 75º Emmy Awards

Exibida no Brasil pela TNT e HBO Max, a premiação responsável pelo reconhecimento de séries de televisão e de streaming aconteceu na última segunda-feira (15), em Los Angeles.

Por Jaime Lucas Mattos / Em Pauta.

Anthony Anderson comandou a cerimônia / Imagem: Divulgação/Fox

Sob o comando do ator e comediante Anthony Anderson (de “Black-ish”), a entrega dos 75º Emmy Awards consagrou as séries “Succession” e “O Urso” como as grandes vencedoras da noite, além de ter homenageado a história da televisão americana durante a cerimônia.

Anteriormente marcada para acontecer no tradicional mês de setembro, a cerimônia do Emmy Awards 2023 precisou ser adiada para janeiro de 2024, devido aos atrasos gerados pelas recentes greves de roteiristas e de atores, que pararam a indústria audiovisual americana entre os meses de maio e novembro do ano anterior. As greves impediam que estes profissionais participassem de qualquer filmagem ou evento relacionado aos trabalhos vigentes de filmes ou séries, afetando diretamente a realização do Emmy em setembro de 2023.

Em comemoração aos 75 anos da premiação, celebrou-se a história da televisão estadunidense, levando para o palco artistas de antigas e recentes produções que foram grandes sucessos e referências para a TV americana, dentre elas “The Sopranos”, “Cheers”, “Grey’s Anatomy”, “The Twilight Zone” e “American Horror Story”.

Elenco de Grey’s Anatomy no palco / Foto: Divulgação/Emmy Awards

Entregando 27 prêmios na noite desta segunda-feira (15), a cerimônia não trouxe muitas surpresas, premiando os programas e profissionais que os veículos de comunicação já estavam apostando como os favoritos, salvo exceções.

As principais vencedoras da noite, “Succession” (HBO) e “O Urso” (FX), levaram seis prêmios para suas prateleiras. A série da HBO, que encerrou em sua quarta temporada, levou a melhor na categoria principal de melhor série de drama, além de levar o mérito por seu roteiro e direção, e pela atuação de três membros do elenco (Kieran Culkin, Sarah Snook e Matthew Macfadyen). Neste ano, “Succession” conseguiu o dobro de prêmios do que na edição anterior.

Matthew Macfadyen, Sarah Snook e Kieran Culkin com suas estatuetas do Emmy / Foto: Gilbert Flores/Variety

O Urso” tomou um caminho semelhante, porém nas categorias que remetem às séries de comédia, levando prêmios por seu roteiro e direção, além de consagrar três de seus atores – Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach e Ayo Edebiri – e ganhar na categoria principal de melhor série de comédia.

Vale mencionar que “O Urso” tem duas temporadas já disponíveis, mas os prêmios são referentes apenas à primeira temporada, tendo em vista que o período de elegibilidade da premiação é de 01 de junho de 2022 a 31 de maio de 2023. A segunda temporada da série, que estreou em agosto de 2023, estará elegível para concorrer apenas ao próximo Emmy, que deve ocorrer em setembro deste ano.

Ayo Edebiri recebendo o prêmio de melhor atriz em comédia / Foto: Reuters

A minissérie “Treta” (Netflix) também foi um grande destaque, recebendo cinco prêmios nas categorias de melhor minissérie, melhor roteiro e melhor direção, além de levar prêmios por seus protagonistas, Ali Wong e Steven Yeun.

Embora as três séries mencionadas até aqui tenham levado a maioria dos prêmios, algumas outras conseguiram conquistar algumas categorias. Quinta Brunson, de “Abbott Elementary”, ganhou como melhor atriz em comédia; Jennifer Coolidge, de “The White Lotus”, venceu como atriz coadjuvante em drama; enquanto Paul Walter Hauser, de “Black Bird”, e Niecy Nash-Betts, de “Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story”, foram os melhores coadjuvantes das minisséries.

Steven Yeun recebendo o prêmio por sua atuação em “Treta” / Foto: Mario Anzuoni/Reuters

A noite também foi marcada pela premiação do especial “Elton John: O Show da Despedida”, que marca o último concerto do célebre artista britânico. Com este prêmio, Elton John se tornou um dos poucos artistas a ser um EGOT – termo utilizado para referenciar aqueles artistas que gabaritaram as quatro principais premiações dos EUA: Emmy (televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro).

O prêmio especial Governors Award, que é escolhido diretamente pela Academia de Televisão, sem uma lista de indicados, foi entregue à instituição GLAAD, uma ONG que monitora a forma como a mídia retrata as pessoas LGBTQIA+. Essa instituição faz consultorias às grandes empresas de entretenimento para que a representatividade nas telas seja feita com responsabilidade. Quem subiu ao palco para receber o prêmio pela instituição foi a presidente da GLAAD, Sarah Kate Ellis.

Embora 27 prêmios tenham sido entregues na cerimônia, algumas grandes séries saíram da premiação sem nenhuma estatueta. Dentre elas, as multiplamente indicadas “The Last of Us” (5 indicações), “Only Murders in the Building” (3), “Wandinha” (3) e “Yellowjackets” (2). Também entraram para esta conta as séries que estavam em suas últimas temporadas e que, portanto, não terão mais oportunidades de ganhar Emmys, dentre elas: “Barry” (6 indicações), “Better Call Saul” (5), “The Marvelous Mrs. Maisel” (4) e “Ted Lasso” (8). Vale lembrar que esta última foi a segunda maior vencedora do Emmy de 2022 – quando levou quatro prêmios –, porém, saiu sem nenhuma estatueta dessa vez.

Dentre os canais e streamings mais premiados, a HBO levou a melhor, conquistando 9 estatuetas (6 delas por “Succession”), enquanto a FX e a Netflix dividiram a segunda posição, com 6 prêmios cada.

https://twitter.com/MovistarPlus/status/1747099908304240778

Durante o bloco “In Memoriam” (vídeo acima), Charlie Puth tocou piano e cantou, acompanhado de outros músicos, a música “See You Again” enquanto os artistas que faleceram no último ano eram homenageados através de um telão. Nomes como Lance Reddick (“John Wick”), Andre Braugher (“Brooklyn 99”), Kirstie Alley (“Star Trek”) e Angus Cloud (“Euphoria”) apareceram. Ao final do bloco, a música tocada passou a ser “I’ll Be There For You”, tema da série “Friends”, preparando para o tributo a Matthew Perry, falecido em outubro de 2023.

Homenagem a Matthew Perry / Imagem: Reprodução/HBO Max

As séries mencionadas na matéria podem ser conferidas nos catálogos da Apple TV+, Disney+, HBO Max, Netflix, Paramount+, Prime Video e Star+. A lista completa de vencedores do Primetime Emmy Awards 2023 você pode conferir no site da premiação (em inglês).

Comentários

comments

Você pode gostar...