Nostalgia: como os internautas veem uma possível volta do Orkut nos dias de hoje?

A reativação do domínio da rede social animou os internautas

Por Victória Silva

Mensagem do fundador do Orkut estampa página inicial do site. Reprodução/Orkut.com

 

Desde que o domínio do Orkut.com foi reativado, na quarta-feira 27 de abril, a rede social, extinta em setembro de 2014, depois de 10 anos de atividade, tornou-se um dos assuntos mais comentados das últimas semanas. Na ocasião, o turco Orkut Büyükkökten, criador da plataforma, usou o site para relembrar o êxito da rede social e comunicar que há “algo novo” em andamento.

“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós- graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

Muitos internautas especularam se tratar do anúncio da volta do Orkut, o que gerou grande expectativa, já que a plataforma era uma febre no Brasil. Em 2008, no auge da rede social, cerca de 50% dos usuários eram brasileiros. Ainda que o retorno do Orkut não seja dado como certo, em pesquisa ao Em Pauta — UFPel, 23 internautas, com idade entre 16 e 24 anos, relataram o que pensam sobre uma possível volta da rede social que chegou a atingir a marca de 300 milhões de usuários ao redor do mundo.

Ao serem questionados sobre a possibilidade de se cadastrarem na rede social, o levantamento apurou que 52,2% dos entrevistados responderam que “sim”, enquanto 43,5%, “talvez”. 4,3% disseram que não teriam um perfil na plataforma.

Entre os motivos para um retorno do Orkut, o sentimento de nostalgia e os jogos disponibilizados na plataforma (“Colheita Feliz”, por exemplo, o joguinho de simulação de fazenda) foram os mais citados pelos internautas na pesquisa, bem como a volta do mural de “scraps” (“recados”) e das famosas comunidades, semelhantes aos fóruns de discussão presentes na internet.

Samantha Beduhn, 20 anos, está entre os internautas que sentem falta dos jogos da
plataforma, que marcaram a sua infância. “Eu comecei a mexer no Orkut quando eu tinha apenas 8 anos, então uma das coisas que eu mais gostava eram os joguinhos, como o ‘Colheita Feliz’, em que a gente tinha a nossa própria plantação, os nossos bichinhos, era uma mini fazendinha, sabe? A gente podia interagir com os nossos vizinhos (do jogo), podia “roubar” as hortas e a produção de leite, isso era muito divertido. Também gostava do BuddyPoke, a gente criava um personagem e podia interagir com os nossos amigos do Orkut, mandando beijinhos ou outros tipos de animação”.

Para Matheus Pick, 21 anos, o ponto alto do Orkut eram as comunidades, as quais ele apreciaria que fossem trazidas de volta, caso a rede social seja de fato reativada. “Eu adorava as comunidades do Orkut, as interações que ocorriam dentro dessas comunidades eram incríveis. Gostaria que voltassem. Eram milhares, e a grande maioria era muito criativa”.

Comentários

comments

Você pode gostar...