Mostra de Cinema e Diversidade acontece na UFPel

Por: Estevan Garcia

Entre os dias 06 e 08 de outubro, o Cine UFPel , em parceria com o Também Pelotas  – grupo que luta pela livre expressão sexual –, realiza a Mostra Cinema e Diversidade. O evento será realizado no Cine UFPEL – Prédio Lagoa Mirim. Rua Lobo da Costa, 447. A entrada é gratuita e as fichas devem ser retiradas no local, meia hora antes da sessão.

Conforme a programação, durante a quinta-feira (06), o evento tem início às 19h30 e serão passados o curta metragem “Nêga Lu”, com direção do coletivo Catarse e Nuance e o longa “São Paulo em Hi-fi”, com direção de Lufe Steffen. Em seguida o espaço será aberto para o debate “Nenhum direito a menos”. Já durante a sexta-feira (7), a mostra começa às 19h30 e serão exibidos os curtas “um+um”, de Maurício Vassali, e “De que lado me olhas”, com direção de Carolina de Azevedo e Elena Sassi, além do longa “Mãe só há uma” , de Anna Muylaert (diretora do longa “Que horas ela volta”).

Durante o sábado, o evento tem início às 16h. Neste dia serão transmitidos o curta “Viver de mim”, do Coletivo Lumika, e o longa “Nós duas descendo a escada”, de Fabiano de Souza.

Nathalia Gotardo, 19 anos, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conta que eventos como esse são muito importantes: “A proposta do Cine UFPel, desde que ele foi criado, é trazer filmes latinos que não entram no circuito comercial, ou seja, não são de acesso tão fácil. É interessante que é de graça e aberto à comunidade, então quando são realizadas mostras como a dessa semana, que foca em diversidade, ou uma mostra de diretores negros ou diretoras mulheres, é trazer além de tudo representatividade para que essas minorias sejam representadas na tela, o que não acontece tanto no circuito comercial, além de é claro, valorizar a parte do cinema nacional que não tem tanta visibilidade”, afirma.

Para mais informações acesse o evento no Facebook.

Sobre o Cine UFPel

Sala de Cinema Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) focada em sessões gratuitas de cinema prioritariamente latino-americano. As sessões acontecem habitualmente nas quintas e sextas-feiras, às 19h, e são abertas ao público.