Conheça os serviços da Faculdade de Odontologia da UFPel

Faculdade que também presta atendimentos à população, oferece diversos serviços de saúde bucal

Por Deborah França / Em Pauta

Faculdade de Odontologia da UFPel. / Fotos: Deborah França /Em Pauta

O curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi fundado em 1911. Desde então, a faculdade já passou por muitas mudanças, assim como melhorias. Hoje, localizada no centro da cidade de Pelotas, na Rua Gonçalves Chaves 457, a faculdade atende à comunidade e presta diversos serviços.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), muitas vezes, não conseguem suprir todas as demandas da cidade, por isso através do Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes são encaminhados para a faculdade, onde possuem acesso aos atendimentos.

A estudante do 9º semestre do curso de Odontologia da UFPel Isabel Vasconcellos de Souza comenta que o momento mais esperado durante a graduação é poder atender nas clínicas. “São pacientes das mais variadas faixas etárias, escolaridades, condições sociais e econômicas. Pacientes com dificuldade de comunicação e com necessidades especiais. Pacientes sem possibilidade de procurar atendimento particular e também aqueles que já procuraram um dentista autônomo e não tiveram suas expectativas atendidas” – diz Isabel.

A faculdade oferece diversos serviços à população, como: odontopediatria, ortodontia, profilaxia (limpezas) e raspagens, restaurações, tratamento de canal, extração dentária e confecção de próteses. “Nós resolvemos o que os postos não conseguem resolver, seja por falta de material, estrutura, condições adequadas ou profissional da área. Por isso, não são sempre os casos mais fáceis que chegam até nós” – completa a estudante.

Isabel também diz que devolver o sorriso às pessoas sempre valeu e sempre valerá o esforço de todos os envolvidos. “Se conseguimos atender de modo satisfatório grande parte da população de Pelotas, é devido ao esforço e dedicação de todas as pessoas que trabalham e estudam lá dentro, alunos, professores, servidores e técnicos. Cada paciente representa uma nova oportunidade para evoluir”- conclui a acadêmica.

Isabel atendendo na faculdade. / Foto: Arquivo pessoal

Para saber mais sobre os serviços prestados pela Faculdade de Odontologia da UFPel à população, basta acessar: https://wp.ufpel.edu.br/odontologia/ ou entrar em contato pelo telefone (53) 3225-6741.