Crise na Petrobras traz consequências para o Brasil

 

por Yasmin Vierheller Benedetti

Perda do selo de bom pagador, crise no mercado financeiro, suspensão de contratos, desemprego, endividamento, desqualificação do Estado como agente econômico, descrédito da política brasileira e recessão. São apenas algumas das consequências da crise da Petrobras no país.

As investigações realizadas perante a estatal Petrobras em 2014, por meio da verificação do Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal (PF) na compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos, levaram ao desdobramento da Operação Lava Jato. Escândalo político e econômico que tem sujado a imagem do Brasil.

Crise na Petrobras tem reflexo direto no atual governo (imagem: ilustração)

Crise na Petrobras tem reflexo direto no atual governo (imagem: ilustração)

 

Com a descoberta do caso veio a desestabilidade na Estatal, responsável por 13% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), segundo dados de 2010 da Petrobras*. O PIB corresponde à soma de riquezas produzidas pelo país, ou seja, com a descoberta da Operação, o recuo é esperado.

A crise na Estatal provoca um ciclo de desemprego, devido a impasses nos contratos. Cada cidadão desempregado afeta direta ou indiretamente outras pessoas – os seus dependentes. Várias são as famílias com dificuldades no momento. O setor metal-mecânico por oito anos sofreu uma expansão média anual de 10%. Os cortes apenas começaram em 2014, segundo matéria publicado no site Estadão em 24 de maio de 2015**.

O envolvimento dos agentes políticos na Operação, a presença da presidente Dilma Rousseff no Conselho da Petrobras na época de assinatura do contrato na compra da refinaria de Pasadena e a ligação de diversas outras empresas ao caso, fizeram com que nesta última quinta-feira o Brasil perdesse o selo de bom pagador pela agência americana Standard & Poors, correndo também o risco de rebaixamento na agência de classificação Fitch.

A perda do título de bom pagador significa uma diminuição de investimentos no Brasil, resultando em menos emprego para a população. Quanto maior o número de investimento, maior o número de empregos e maior a circulação de dinheiro, o que pode abaixar a inflação. Isto é, a perda do título é um agravante na situação econômica atual do país.

Nauê Bernardo Pinheiro, bacharel em Ciência Política pela UnB, ressalta a importância da Petrobras como uma das principais empresas do Brasil, responsável por alavancar o crescimento econômico nos últimos anos. Nauê assegura que a perda na credibilidade da empresa frente a descoberta da Operação Lava Jato resulta em um impacto econômico devido ao descrédito nos dados contábeis, dificultando na hora de aferir os lucros e prejuízos da empresa.

– A crise na Petrobras é preocupante, pois afeta não apenas a economia do país, como a credibilidade das empresas brasileiras que possuem empreendimentos ao redor do mundo por aparentar descontrole de governança como um traço brasileiro e não de uma empresa isolada – até porque já resta comprovado o envolvimento de várias grandes empresas, muito além da própria Estatal – salienta.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tem como objetivo apurar denúncias visando a proteção dos interesses da população brasileira. No momento a Petrobras está sendo investigada pela compra da refinaria em Passadena, por superfaturamentos, pela construção do porto Suape (Pernambuco), irregularidades em algumas plataformas e pelo pagamento de propina pela empresa holandesa SBM OffShore – a funcionários da Petrobras. O caso Petrobras ainda terá repercussões para além de 2015.

 

Leia mais:

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/03/21/entenda-as-denuncias-envolvendo-a-petrobras.htm

http://oglobo.globo.com/economia/crise-da-petrobras-freia-economia-do-pais-14889297

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1680271-petrobras-esperava-perda-de-selo-de-bom-pagador-e-preve-dificuldades.shtml

_____

*http://www.petrobras.com/pt/magazine/post/participacao-do-setor-de-petroleo-e-gas-chega-a-13-do-pib-brasileiro.htm

**http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,petrobras-espalha-prejuizos-e-desilusao,1693032

Comentários

comments

Você pode gostar...