Cine UFPel exibe II Mostra de Curtas

Por Gabriela Schander e Ricardo Leite

Em exibição na segunda-feira (14/09) e com reprise quarta-feira (16/09) os Cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação promovem a II Mostra de Curtas da UFPel. O evento acontece a partir das 19 horas no Cine UFPel, com entrada franca. A mostra irá exibir para a comunidade a produção feita pelos próprios alunos da Universidade Federal de Pelotas no primeiro semestre de 2015, sendo 22 curtas no total.

O Cine UFPel – sala de cinema da universidade – localizada no auditório da Agência Lagoa Mirim (Rua Lobo da Costa, 447) tem como objetivo principal  promover sessões audiovisuais gratuitas e abertas à comunidade em geral. O projeto executado pelos cursos de Cinema com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) passou a realizar sessões fixas neste ano de 2015.

A iniciativa promove sessões audiovisuais gratuitas e abertas à comunidade em geral com a finalidade de incentivar a produção feita pelos próprios alunos da Universidade Federal de Pelotas. Além de promover a cultura do cinema para a comunidade acadêmica e população. O Cine UFPel começou neste ano de 2015 e planeja realizar mostras de curtas-metragem a cada semestre.

Além da mostra, no espaço do Cine UFPel são apresentados filmes brasileiros e estrangeiros cuja estreia ocorre na sexta-feira de cada semana, com reprise na quinta-feira seguinte. Cíntia Langie é professora da UFPel e coordenadora responsável pelo projeto e disse que ele “vem desde 2012, como uma ideia de fazer uma sala de cinema da UFPel para a comunidade”. A idealização do projeto foi do professora Rafael Andreazza, que em 2012 era professor substituto da universidade.

Sobre a exibição dos curta-metragens, Langie comenta.

– Esse é um projeto que está na segunda edição e que serve para mostrar à comunidade a produção feita dentro da UFPel. Todos esses curtas (entre eles documentários, ficção e animação), foram produzidos pelos alunos dos cursos de Cinema da UFPel no primeiro semestre de 2015.

A programação está disponível na página do Cine UFPel no Facebook (imagem: reprodução Facebook)

A estudante do segundo semestre de Cinema e Audiovisual, Analu Favretto, falou a Em Pauta sobre a importância do projeto. “O cinema deve ser explorado como uma ferramenta de acesso e informação. Essa chance do público ficar mais próximo dos materiais produzidos aqui em Pelotas traz uma visibilidade maior para as próprias produções em si e para esse poder de comunicação que o audiovisual tem”.

“Leve”, curta produzido por Analu no primeiro semestre de 2015, será exibido. Além dele, outros vinte curta-metragens estarão presentes durante a sessão. A sala dispõe de 86 lugares e a entrada é franca. Não é necessária a retirada de senhas para participar.

Contatos:

E-mail: saladecinema.ufpel@gmail.com