Campanha do TSE e de artistas incentiva jovens de 16 e 17 anos a votar nas Eleições Gerais de 2022

O prazo para o alistamento eleitoral se encerra no dia 4 de maio

Por Brenda Pacheco / Em Pauta

A campanha Semana do Jovem Eleitor, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, e a manifestação de artistas nas redes sociais para incentivar jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor, rendeu uma movimentação nos números de alistamento eleitoral. Até o dia 21 de março, 854.685 jovens dessa faixa etária haviam solicitado a emissão do documento, de acordo com dados divulgados pelo TSE na última terça (29).

Artistas como Anitta, Luísa Sonza e o ator Mark Ruffalo se manifestaram no Twitter impulsionando a campanha. O movimento gerou discussões na internet e publicações de apoiadores de Bolsonaro afirmando que seus filhos, de 16 e 17 anos, tiraram o título de eleitor a fim de reeleger o atual presidente em outubro.

Mark Ruffalo (Hulk) comentou tweet de Anitta incentivando jovens de 16 e 17 anos a tirar o título do eleitor.

https://twitter.com/MarkRuffalo/status/1507065163035418629

O prazo para tirar o título e regularizar as pendências eleitorais vai até o dia 4 de maio e tudo pode ser feito pela internet, basta acessar o Título Net e seguir as orientações. A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas acessem o sistema e regularizem a situação eleitoral com antecedência para evitar filas, aglomerações e lentidão no sistema.

Como tirar o título de eleitor online:

1º passo: preenchimento dos dados

Acesse o sistema TítuloNet, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Preencha todos os campos com os dados pessoais solicitados pelo sistema.

2º passo: anexe uma selfie e fotografias dos seus documentos
Anexar uma selfie com documento oficial com foto e fotografia do próprio documento em frente e verso. Homens com idades entre 18 e 45 anos devem apresentar o certificado de quitação militar.

3º passo: anexe o comprovante de residência
Anexar a foto de um comprovante de residência, que pode ser uma conta de água, luz, celular e até um carnê de IPTU ou IPVA.

Depois, basta aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo pode ser acompanhado no site através do link “Acompanhar Requerimento”, basta inserir o número do protocolo gerado durante a requisição do documento.

Comentários

comments

Você pode gostar...