Semana do Cinema leva incentivo ao público e tenta valorizar bilheterias brasileiras pelo segundo ano consecutivo

A 2ª edição da campanha vendeu ingressos em todo o Brasil ao custo de R$10 e exibiu um diverso catálogo de filmes

Maria Eduarda Lopes / Em Pauta

Entre os dias 9 e 14 de fevereiro, ocorreu a segunda edição da Semana do Cinema, evento organizado pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC). Redes de cinema em todo o país venderam seus ingressos com o preço único de R$10 e ofereceram descontos nos combos de pipoca e refrigerante. O catálogo de filmes apresentou títulos como “Avatar: O Caminho da Água”, “Gato de Botas 2: O Último Pedido” e a reexibição de “Titanic”, em comemoração aos 25 anos de estreia do longa-metragem.

Essa iniciativa dos exibidores de filmes contribui para promover a cultura cinematográfica e aumentar seus públicos nas bilheterias. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex), a primeira edição da Semana do Cinema, feita em setembro de 2022, teve o recorde de 200 mil pessoas no primeiro dia de estreia. No total, mais de 3 milhões de espectadores compareceram às sessões.

Em Pelotas, a rede Cineflix aderiu à ação. Situada no Shopping Pelotas, o valor normal dos ingressos varia entre R$12 a R$14 de segunda à sexta, e nos finais de semana ocorre um aumento de R$24 a R$28, dependendo do tipo de exibição (2D ou 3D). Entretanto, a única divulgação aparente no local se resumia a uma placa no balcão de retirada de alimentos. Frequentadores e clientes, quando questionados acerca da Semana do Cinema, responderam que não tinham conhecimento sobre o evento.

Saguão de entrada do Cineflix em Pelotas. Fotos: Maria Eduarda Lopes/Em Pauta.

A valorização do cinema atualmente

Um pequeno levantamento realizado no local mostrou que a maioria do público se sente incentivado a ir ao cinema quando promoções assim ocorrem, e que os valores dos ingressos em geral não são acessíveis para todos, especialmente nos finais de semanas. Dados de 2022 do Instituto de Pesquisa Boca a Boca demonstram que somente 34% dos brasileiros vão ao cinema pelo menos uma vez ao mês. Considerando a baixa oferta de encorajamento para os consumidores, eventos e ofertas como a Semana do Cinema são importantes para a valorização da cultura da sétima arte.

A experiência autêntica de ver um filme é estar numa sala em meio a várias pessoas, muitas vezes desconhecidas, e apreciar coletivamente uma história sendo contada de maneira audiovisual. Essa é a experiência original do cinema, que está se perdendo”, explica o professor e mestre em Artes Visuais, Gilmar Adolfo Hermes. “O preço dos ingressos constantemente afasta o público, qualquer tipo de promoção é uma oportunidade para dar acesso à quem normalmente não possui. O problema é a forma como são divulgadas essas promoções: frequentemente a informação não chega à população”, completa.

Cartaz do evento de incentivo a assistir mais filmes

Para criar uma solução para tal problema, Gilmar sugere: “existe uma diversidade de produções cinematográficas muito grande, seria interessante que houvesse uma maior produção de conteúdos que refletissem sobre o cinema, e produções que tenham um caráter mais relevante para o momento histórico em que vivemos”.