O GRUPO DE TEATRO MAIS ANTIGO EM ATIVIDADE NO PAÍS É PELOTENSE

Por Débora Klein e William Machado

O consolidado Teatro Escola de Pelotas que foi criado em 1914, com o nome de Corpo Cênico do Apostolado dos Homens da Catedral. Atualmente conta com a direção de Barthira Franco, consagrada atriz pelotense, também oriunda do Teatro Escola de Pelotas. E, mesmo com a crise na cena cultural, os artistas permanecem realizando suas atividades bravamente, caracterizando-se assim, o grupo de teatro mais antigo em atividade no Brasil.

A partir do mês de Agosto, o TEP estará abrindo inscrições para os cursos que são ministrados ao longo do ano “…a proposta do grupo é estar aberto para qualquer pessoa participar” comenta Barthira Franco, Diretora do Grupo. A trupe que criou raízes em Pelotas e no Brasil, esteve presente em eventos importantes como o Projeto Mambembão, do Ministério da Cultura, no Festival Internacional Porto Alegre em Cena e em festivais nacionais de teatro como os de Canela (RS), São José do Rio Preto (SP), Ponta Grossa (PR), Sorocaba (SP), Itabira (MG), Campina Grande (PB) e Blumenau (SC).

tep

(Foto: Acervo Pessoal do TEP)

E ainda, na reportagem Barthira Franco, revelou que atividades estão acontecendo na Fábrica Cultural Música pela Música, que as aulas são dividas em módulos e os formandos realizam a montagem de um esquete teatral ao final do primeiro módulo, já ao final do segundo semestre acontece à integração de todos na montagem do espetáculo, e nesse ano traz o ineditismo relatado com exclusividade para o Em Pauta “…pela primeira vez o TEP, traz os protagonistas negros”, comenta a diretora.

Ficou curioso? Quer saber como participar do grupo? Então, confira as nossas dicas abaixo, como obter mais informações sobre o teatro mais antigo em atividade do país.

O QUÊ? TEATRO ESCOLA DE PELOTAS

COMO SE INSCREVER A PARTIR DE AGOSTO? ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE 81109017 OU PELO FACEBOOK “TEATRO ESCOLA DE PELOTAS”.

ONDE? FÁBRICA CULTURAL MÚSICA PELA MÚSICA – RUA FÉLIX DA CUNHA, 952.