A Copa América do Centenário, será nos Estados Unidos.

Por Ivan Lucas Bastos e Elias Wohjan

COPA AMÉRICA

Originalmente chamada de Campeonato Sul-Americano, é o campeonato mais antigo e um dos mais importantes campeonatos de confederações de futebol do mundo. Existem indícios de que houve um evento teste em 1910. Chamada Copa Centenário Revolución de Mayo, um torneio sediado na Argentina, com participação de Chile e Uruguai, que se tornou o primeiro torneio de seleções a ser disputado no continente.

O confronto que se tornaria oficial, aconteceu 6 anos depois, em 1916, entre 2 de julho e 17 de julho. Um evento comemorativo ao centenário de independência da Argentina, país sede daquele ano. Completando o campeonato sul-americano, foram convidadas as seleções de Brasil, Chile e Uruguai. Formando-se o que se tornou hoje a COMEBOL. Com o Uruguai se tornando o primeiro campeão do campeonato sul americano.

1

Com o passar dos anos e outras edições do Campeonato Sul-americano, vieram outras associações de confederações de outros países, junto à Conmebol. São eles: Paraguai (1921), Peru (1925), Bolívia (1926), Equador (1927), Colômbia (1936) e Venezuela em 1952.

Em 1959, houve dois campeonatos simultâneos. Um no equador e outro na Argentina. Somente em 1975, houve a mudança de nome para Copa América. Com isso foi abolido os países sede. Entre 1975 a 1983, os jogos eram disputados em sistema ida e volta. Por fim, em 1993, 2 outras seleções são convidadas a disputarem a competição da Conmebol. O que viria a se tornar a Copa américa como todos nós conhecemos.

 

Curiosidades sobre as Seleções Convidadas

As seleções convidadas a disputarem a Copa américa, grande parte são oriundas da CONCACAF (Confederação de futebol da américa do norte, central e caribe). O México é a seleção da CONCACAF, que mais participou da Copa América, desde 1993, esteve em todas as edições da copa. Outros convidados são: Costa Rica (1997, 2001, 2004 e 2011), Honduras (2001), Estados Unidos (1993, 1995 e 2007), Jamaica (2015) e Japão em 1999, tornando-se a única seleção de fora do continente americano a disputarem a Copa América.

Outra curiosidade a respeito da seleção mexicana que entre as todas as seleções convidadas, foi a única a ir as finais da Copa América por 2 vezes, sendo derrotada pela argentina em 1993 e pela Colômbia em 2001.


Sedes e Títulos

Entre 1916 e 2015, contabilizam 44 edições. E o país, que mais sediou a copa america foi a Argentina com 9 vezes. Seguido de Uruguai e chile com 7 vezes. Peru com 6 vezes e brasil 4 vezes.

Argentina, Brasil e Uruguai, somam um total de 37 taças. A Celeste olimpica é a seleção que mais tem titulos da copa america, são 15 taças. Seguido da argentina com 14 e o Brasil com 8.

Já estao garantidas as sedes da copa america de 2019 e 2023 com Brasil e Equador como sedes, respectivamente.

Regulamento Geral

A copa america é distribuida em 12 seleções. Sendo 10 seleções por da Conmebol e mais as 2 seleçoes convidadas. Divididas em 3 grupos de 4 seleções. Cada seleção de seu grupo joga entre si. As duas melhores de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados dos 3 grupos, se classificam para as quartas de finais.

Esses melhores terceiros colocados serão definidos pelos critérios: A) maior número de pontos; b) Saldo de gols; C) quantidade de gols marcados; D) vencedor de confronto direto, em caso de equipes do mesmo grupo; e) Sorteio.

Nas quartas de finais, semifinais e disputas de terceiro lugar, caso persista o empate nos 90 minutos de jogo. A disputa se encerra diretamente em pênaltis. Somente no jogo da final, com empate durante os 90 minutos, haverá uma prorrogação de 30 minutos. Se persistir o placar igualitário, a disputa se encerra nos pênaltis.

2

Copa América do Centenário

Será uma edição especial, pelo centenário da copa América de futebol. Com sede nos Estados unidos, seria pela primeira vez, disputada com 16 seleções. As 10 seleções da Conmebol, mais 6 seleções da CONCACAF. Estados unidos como país sede, México como seleção convidada, Costa Rica, Campeã da copa Centro-Americana de 2014. Jamaica, Campeã da copa do Caribe de 2014, já estão garantidas. As ultimas 2 vagas, são das seleções de primeiro e segundo lugares da Copa Ouro da CONCACAF de 2015.

Os Grupos foram sorteados no dia 21 de fevereiro de 2016. Divididos em 04 grupos com 04 participantes cada. Se enfrentam entre si e os dois melhores colocados de cada grupo vão para as fases finais. Os grupos estão divididos em: Grupo A, com Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica e Paraguai; Grupo B, com Brasil, Equador, Haiti e Peru; Grupo C, com México, Uruguai, Jamaica e Venezuela; Grupo D, com Argentina, Chile, Panamá e Bolívia.

Os Jogos da Copa América do Centenário, começam oficialmente dia 04 de Junho de 2016. A seleção Brasileira convocou dia 05 de Maio de 2016, os 23 jogadores que irão em busca do título inédito e de grande expressão pelo valor da competição extra. O técnico dunga selecionou os seguintes jogadores: Allison (Internacional), Diego Alves (Valência) e Ederson (Benfica), como Goleiros; Miranda (Internazionale), Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Rodrigo Caio (São Paulo), Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Fabinho (Mônaco) e Douglas Santos (Atlético Mineiro), como  Defensores; Luís Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Beijing Gouan), Philippe Coutinho ( Liverpool), Lucas Lima (Santos), William (Chelsea), Casemiro (Real Madrid), Rafael Alcântara (Barcelona) e Douglas Costa (Bayern de Munique), como Meio Campistas; Hulk (Zenit), Gabriel (Santos) e Ricardo Oliveira (Santos), como Atacantes. A Estreia da seleção será contra o Equador, em Pasadena, região de Los Angeles.

3

Comentários

comments

Você pode gostar...