Champions League estimulando globalização das torcidas

Por Mateus Bunde

A UEFA Champions League, a maior competição interclubes do planeta, tem seu início nesta terça-feira (16) e, consigo, acompanha uma legião de fãs pelo mundo, que ficam ligados e atentos a cada jogada protagonizada pelos grandes craques do futebol mundial. Diversas emissoras abertas e fechadas trazem os jogos como destaque principal na sua grade de programação.

Os canais fechados sempre encabeçaram a Liga dos Campeões como seu principal destaque, porém, em anos mais recentes, foi nítida a “invasão” do torneio na grade das emissoras abertas. O interesse do brasileiro pelo futebol europeu aumentou. A televisão paga – antes uma realidade para poucos – hoje se tornou algo comum. Assim, as emissoras fechadas e o futebol europeu passam a fazer parte do gosto e do interesse do telespectador e consumidor.

Real Madrid ergueu La Décima na temporada passada. Foto: Reprodução (http://goo.gl/jAAiBX)

Devido a esse crescimento e competição pela audiência, as televisões abertas passam a transmitir torneios europeus, além de ceder minutos de seus telejornais esportivos para destacar o assunto. Essa “migração” do telespectador do futebol nacional para o futebol internacional se deve por dois principais motivos: a baixa qualidade do futebol local e o alto nível técnico do futebol internacional.

VEJA TAMBÉM:

– Brasil possui apenas dois clubes entre as “100 maiores médias de público no mundo

– Prêmio de R$ 112, 2 milhões para quem levantar a “orelhuda

O contexto total do futebol praticado no país deixa a desejar para os espectadores que possam vir a assistir um jogo que não seja do seu clube ou não interesse ao mesmo. A vontade de assistir a um jogo do Campeonato Brasileiro por  puro entretenimento diminui cada vez mais. “Um futebol fraquíssimo, estádio vazio e gramado ruim compõem, muito das vezes, jogos que não interessam a mim  e nem ao meu clube”, atesta Nathan Lemos, 26, torcedor do Internacional de Porto Alegre.

Enquanto os brasileiros, no Brasil, assistem futebol muito mais para acompanhar o clube do coração, o assunto muda ao se tratar de futebol europeu. Os brasileiros sentam-se no sofá para assistir a um espetáculo. É um lazer assistir a um jogo de alto nível como apresentado na UEFA Champions League. “O nível técnico e o alto grau de profissionalismo são dois pontos determinantes da inegável superioridade do futebol europeu em relação ao sul-americano”, diz Mateus Magalhães, colunista do site Toca e Passa.

O futebol bonito praticado no Brasil é algo que parece ter sido esquecido no início do milênio. O toque de bola, o lançamento longo e o drible são características que atraem os brasileiros a assistir um espetáculo futebolístico. “O futebol bonito atrai o brasileiro, e é no velho mundo que nós o procuramos e o encontramos”, completa Mateus.

Acompanhar os campeonatos nacionais passou a ser muito mais uma “obrigação pelo coração” do que, propriamente, um lazer. Já acompanhar uma partida entre dois grandes clubes europeus é como assistir um filme blockbuster, além de ser um sucesso de bilheterias, é levado para o mundo todo apreciar.