O pioneiro do futebol pelotense e seu significado para a cidade

Por Luís Gustavo Amaral

Se o Brasil é o país do futebol, o município de Pelotas é o retrato dessa paixão do povo pela bola. Com três times tradicionais e torcidas fanáticas, a cidade respira o esporte, até mesmo quem não gosta tem alguma opinião sobre o assunto.  O Esporte Clube Pelotas, além de levar o nome da própria cidade, foi o pioneiro dentre eles, mas o que será que o time significa para os pelotenses?

Foto: divulgação (http://www.pelotasinforma.com.br/esportes.html)

Foto: divulgação (http://www.pelotasinforma.com.br/esportes.html)

A rivalidade faz com que haja pessoas que não gostem e também quem respeite, mas as declarações de sentimentos bons, como orgulho e paixão, se destacam, revelando a importância do Clube perante a sua cidade.

Segundo Miguel Siefert, sócio torcedor, a resposta para essa pergunta é algo histórico e cultural, retratando até mesmo a economia da cidade. “O Sport Club Pelotas (1908), outro assim denominado, fora, sobretudo, a consolidação da imagem, da cultura, da aristocracia e também da resistência do povo pelotense. Não seria possível escolher um melhor representante da cidade de Pelotas  que o áureo-cerúleo. O Pelotas é um retrato de Pelotas. Fundado, em 1908, a partir de uma reunião entre os então ícones da sociedade pelotense, o Esporte Clube Pelotas nasceu para renegar o chamado “Fin-de-Siècle”, termo utilizado para representar o término da eufórica fase sócio-cultural que vigorava na região. O Pelotas nasceu daí, virtude para alguns, denominada persistência e defeito para outros, que a chamam de teimosia.”

Ele ainda completa falando do momento atual e projetando o futuro do time: “Mais de cem anos e o futebol continua, como disse um dia Nelson Rodrigues: ‘O Pelotas tem a vocação da eternidade’. Conquistas épicas, derrotas dolorosas, como em qualquer outro clube de futebol. Mas poucos carregam tanta história, tanto sentimento e tantos exemplos. Bons exemplos. O clube da elite tornou-se um clube do povo porque o Pelotas é o um retrato de Pelotas. A cidade outrora em tempos áureos, hoje passa dificuldades, defasada em relação à própria região.”

Para o jornalista e narrador Marcelo Prestes, da Rádio Cultura e da TV Nativa, a importância do clube para a cidade é motivo de orgulho e ele está no dia a dia do pelotense: “O Hino do Esporte Clube Pelotas contém em sua letra a palavra orgulho. ‘Orgulho-me de ser áureo cerúleo’. Uma palavra que resume o que essa instituição significa para Pelotas. Um patrimônio mais do que centenário, que além de ter a responsabilidade de levar o nome da cidade para os quatro cantos do mundo através da bola, envolve a paixão. Paixão que seus torcedores levam com eles e isso sim é motivo para fazer desse clube algo maior. E toda essa sintonia, mobilização entre clube, torcida e uma população, fazem nossa cidade respirar futebol e ESPORTE CLUBE PELOTAS, gostando dele ou não. O que seria das conversas de bar, do bate papo entre amigos e agora das redes sociais sem esse patrimônio da cidade? Acho que isso responde o orgulho da Princesa do Sul de dividir o nome com esse clube que lembram toda uma tradição. E conviver com o Pelotas significa ter rotina, ter história para contar, ter prazer e enfim viver lado a lado com a tradição de Pelotas.”

Boa parte dos pelotenses são torcedores do Lobão, e para essa parcela da cidade o significado vai muito mais além de sentimentos, acaba sendo algo difícil de traduzir para os outros. Pablo Isnardi, fanático torcedor do clube, tenta relatar esse significado: “Para metade azul e amarela da cidade é um orgulho, em todos os momentos de sua longa história, acredito que nenhum torcedor poderia dizer que em algum momento se sentiu totalmente desapontado com a instituição. Todos – e me incluo nisso, já passamos por momentos de decepções e felicidades, vergonha e glória, mas o que nos mantém lado a lado do clube nesse tempo todo é satisfação, amizade e amor. Satisfação pelas vitórias, títulos e reconhecimentos Brasil a fora; vitórias em clássicos e show nas arquibancadas. Amizade por todas as que conquistamos dentro da cancha, todos os jogos e excursões e amor pela soma desses dois fatores com algo inexplicável que nos coloca dentro da Boca do Lobo em dias de chuva, em noites de jogos da segundona e tantos outros momentos que ninguém sensatamente consegue explicar. ”

Não há uma única resposta para aquela pergunta, mas podemos ver que o significado do E. C. Pelotas para a cidade e seus cidadãos vai além do futebol, é cultural, histórico e social, como disse Miguel; mas também pode ser algo da rotina do pelotense, como Marcelo Prestes menciona; ou então é sinônimo de amizades, alegrias e também tristezas como Pablo tenta explicar.

Comentários

comments

Você pode gostar...