Brasil não joga bem e apenas empata com o Oeste em casa

Por Luís Artur Janes Silva 

No último sábado (09), o Xavante voltou a atuar na Série B do Campeonato Brasileiro. Após uma derrota para o Vitória, o rubro-negro enfrentou o Oeste, no Bento Freitas. Caso tivesse vencido, o Brasil garantiria definitivamente a permanência na Segundona Nacional, mas uma atuação modesta, fez com que o time comandado pelo técnico Bolívar apenas empatasse em 2 a 2 com a equipe de São Paulo.

Diogo Oliveira (de costas), o camisa 10 do Brasil, não teve uma boa jornada diante do Oeste. Imagem: João Antônio Ferreira

O JOGO

Na primeira etapa, a equipe do Brasil foi dominada pelo Oeste, que pressionou a saída de bola do Xavante e marcou os dois destaques da equipe pelotense. Assim, tanto o armador Diogo Oliveira quanto o atacante Ari Moura não tiveram liberdade para atuar e não conseguiram mostrar o seu melhor futebol.

Jogando em velocidade, o Oeste confundiu a defesa do Brasil com a constante movimentação do ataque, formado por Roberto, Wellington e Fábio. Num jogo de pouca criatividade, a primeira chegada foi da equipe paulista. Aos 16 minutos, o meia Mazinho cobrou falta e a bola encobriu a meta de Carlos Eduardo. O Xavante respondeu após cruzamento de Ednei, que colocou a bola na cabeça de Juba e obrigou o goleiro Cavichioli a defender no susto, quando a pelota estava em cima da linha do gol. 

Aos 24 minutos, Eduardo Person e William Formiga tramaram pela esquerda e o cruzamento rasteiro originado deste lance não foi concluído pelo centroavante Guilherme Queiroz.

Depois dos 30 minutos de jogo, o Oeste tomou conta das ações. Numa falta boba, cometida pelo zagueiro Héverton, Mazinho aproveitou-se da abertura da barreira xavante e colocou a bola no gol, sem chances para Carlos Eduardo. Estava aberto o placar. No lance seguinte, Roberto entrou sozinho na área, deslocado pelo lado esquerdo, mas acabou arrematando mal, permitindo que o arqueiro rubro-negro evitasse o segundo gol do Oeste. Aos 36 minutos, o perigoso centroavante Fábio aproveitou-se de falha grotesca do sistema defensivo do Brasil, mas acabou se confundindo e desperdiçou nova oportunidade para ampliar o placar.

No segundo tempo, o técnico Bolívar retirou Diogo Oliveira e colocou Pereira no seu lugar. Com esta modificação, o Brasil ganhou movimentação e verticalidade, passando a incomodar a defesa do Oeste. Mesmo sem criar grandes chances de gol, o crescimento do volume de jogo do Brasil, fez a torcida acreditar na possibilidade do empate. Esta crença ficou mais forte no momento em que o comandante sacou o volante e capitão Leandro Leite e colocou Murilo Rangel. O Xavante passaria a atuar no 4-3-3 e tentaria empurrar os paulistas para o seu campo de defesa.

Mas, logo após a entrada de Rangel, a tragédia aconteceu. Aos 20 minutos, num lance confuso e que provocou reclamações xavantes, a bola sobrou para Fábio, que apenas teve o trabalho de concluir para o gol. O Oeste ampliava sua vantagem. 

Inicialmente, o rubro-negro pelotense pareceu sentir o gol paulista, mas aos poucos colocou os nervos no lugar e voltou a ter a iniciativa da partida. Sentindo a retomada ofensiva, Bolívar promoveu a entrada de Cristian, que substituiu o lesionado Ari Moura. Na base da garra, o Brasil descontou aos 34 minutos. Neste momento, Pereira acertou lançamento precioso para Guilherme Queiroz, que encobriu Cavichioli, mas viu a bola bater na trave. No rebote, o próprio Queiroz chutou e fez a alegria da torcida.

A partir daí, o Oeste preocupou-se em garantir a vantagem, enquanto o Brasil continuou atacando, mesmo no gramado castigado pela chuva. A bravura xavante foi recompensada aos 53 minutos da etapa final, quando Cristian “cavou” um pênalti, que foi convertido pelo destaque da noite, o artilheiro Guilherme Queiroz, que deu números finais ao jogo.

Após o empate com sabor de vitória, o Brasil está cada vez mais próximo de garantir a permanência na Série B do Nacional. O Xavante ocupa a 12ª posição na tabela de classificação, somando 43 pontos, oito a mais que o Figueirense, que abre a Zona de Rebaixamento. O próximo jogo do rubro-negro será na terça-feira (12), às 19h15, contra o Coritiba, no estádio Bento Freitas.

Comentários

comments

Você pode gostar...