Barraca da saúde realiza ação pelo Dia do Servidor Público

Por Nathianni Gomes

Alunos em mais um evento da Barraca da Saúde. Imagem: Jéssica Lopes

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a Barraca da Saúde, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizou uma ação no campus Capão do Leão, oferecendo aferição de pressão, testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e descarte de medicamentos. Na quarta-feira (6), ao meio-dia, alunos e servidores que estavam no campus puderam cuidar da saúde e, ainda, conhecer mais sobre o projeto.

A Barraca da Saúde foi representada por alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Jornalismo. “O intuito é oferecer a Barraca da Saúde, um projeto de acadêmicos, para os servidores, quase como uma devolução”, explicou Josué Sousa, aluno da Enfermagem.

Uma das atividades do dia foi o oferecimento de testes rápidos de IST, como hepatite, sífilis e HIV. Realizados por alunos da Enfermagem através de uma pequena coleta de sangue, os resultados dos testes demoram, no máximo, 30 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, esses testes devem ser feitos com regularidade e sempre que houverem situações de risco, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de objetos cortantes e seringas.

Além disso, acadêmicos do curso de Farmácia coletaram medicamentos para, posteriormente, realizar o descarte correto. Eles também explicaram sobre benefícios dos colágenos e deram orientações sobre o uso de remédios.

De acordo com Michele Oliveira, professora coordenadora, o evento foi uma parceria com a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da UFPel, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do projeto Barraca da Saúde.