No ritmo da zumba

Por Daiane Brites

O fenômeno de ritmo latino que transformou exercícios em diversão e virou febre nas academias.

 Foto: divulgação (http://zumbabrasil.blogspot.com.br)

Foto: divulgação (http://zumbabrasil.blogspot.com.br)

O mundo fitness tem um novo fenômeno. A zumba, modalidade que une exercícios aeróbicos e danças de ritmos latinos, vem invadindo as academias do mundo todo e conquistando pessoas de todas as idades ao aliar preparação física e entretenimento, com uma aula dinâmica, que mistura dança e ginastica em um ritmo de festa.

Criada nos anos 90 pelo bailarino e personal trainer colombiano Beto Perez, a zumba se tornou a marca líder mundial em programa de fitness, garantindo o sucesso da técnica ao disseminá-la mundo a fora através de cursos para instrutores (www.zumba.com), ampla divulgação com produtos licenciados, e claro, sua eficácia na perda de calorias.

As aulas, que têm como base ritmos como a salsa, o merengue, a cúmbia, o mambo, o samba e diversos elementos musicais latinos, alcançam todos os tipos de público, principalmente por sua segmentação.

 

Tipos de aula de zumba:

– Zumba Fitness

A mais abrangente e praticada de todas. Tem como base os ritmos mais empolgantes e é apresentada a iniciantes que possuem condicionamento físico regular e buscam tonificação muscular e treinamento aeróbico.

 

– Zumba Gold

Direcionado para a terceira idade. Possui a mesma base do Fitness, mas com modificações na intensidade e nos movimentos, de forma a se adaptar aos praticantes idosos.

 

– Zumba Tomic

Exclusivo para o público infantil, de 4 a 12 anos. Tem como objetivo aumentar a coordenação e a concentração, além de mostrar às crianças a importância da atividade física.

– Zumba Toning

Para os praticantes mais experientes que desejam um maior aprimoramento corporal. Direcionando os exercícios para zonas especificas, tais como braços, abdômen, etc.

 

– Zumba Aqua

Praticada em piscinas, a acqua integra a fórmula original do programa, a hidroginástica tradicional, potencializando os resultados.

 

– Zumba in the Circuit

Consiste em um compacto de 30 min de movimentos mais intensos, com séries de exercícios em um ritmo acelerado de dança com pausas programadas. Pode ser adaptada para todas as idades, desde que o aluno já esteja integrado ao programa.

 

A zumba em Pelotas

Uma das primeiras a dar aulas de zumba em Pelotas, a educadora física Camila Ruzicki conta que descobriu a prática a partir do desejo que suas alunas demonstravam em incorporar a dança aos treinos. Depois de muito pesquisar e ouvir o relato de uma amiga que havia tido contato com a nova tendência em um cruzeiro, resolveu ministrar uma aula experimental em seu estúdio, que segundo ela foi recebida por suas alunas “com cara feia”, mas que após o primeiro contato elas logo se entregaram a diversão da aula e seus resultados evidentes. A empolgação das alunas contagiou a professora que passou a adorar as aulas que no princípio via com receio, a ponto de estendê-las até seus sete meses de gravidez.

A instrutora Carol Braga, que leciona em seis academias na cidade, diz que além da perda de peso, já que em média em1h pode-se perder até 1.000 calorias, a zumba aumenta a eficiência dos sistemas cardiorrespiratórios e cardiovasculares, melhora a circulação e proporciona um trabalho de força muscular que ajuda a prevenir lesões. Também melhora o equilíbrio, aumenta a flexibilidade e a disposição através do alívio de stress, mas ressalta que seu maior benefício está em possibilitar que pessoas de qualquer nível de aptidão física participem desde que se respeite o limite do corpo.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...