Croácia bate a França e conquista Copa Davis pela segunda vez

Marin Cilic comemora mais um ponto contra os franceses. Foto: Divulgação/Copa Davis

Por Luís Artur Janes Silva

No último final de semana, a Croácia, do tenista Marin Cilic, número sete do mundo, conquistou pela segunda vez na sua história a Copa Davis, uma das competições mais tradicionais do esporte das raquetes, que se destaca por ser um campeonato de seleções nacionais de tenistas, que representam seus países. Algo notável para um esporte que é apologético em relação ao individualismo. Os croatas bateram os franceses por três jogos a um e não precisaram da quinta e decisiva partida para derrotar os últimos campeões da Davis, que atuaram em casa, na cidade de Lille.

No domingo, 25 de novembro, Marin Cilic derrotou Lucas Pouille por 3 a 0, com parciais de 7/6 (7-3), 6/3 e 6/4, garantindo o ponto final da Croácia, quebrando o jejum de treze anos sem conquistas e exorcizando de vez a decepção de 2016, quando não conseguiu vencer o argentino Juan Martin Del Potro no quarto jogo do confronto decisivo e praticamente deu o troféu de bandeja aos adversários.

Em 2018, Cilic, que é o tenista croata com mais vitórias na Davis, triunfou nos dois jogos em que atuou em solo francês, sendo perfeito e decisivo no resultado final da disputa. Tendo como coadjuvante, o jovem Borna Coric, a equipe da Croácia perdeu apenas a partida de duplas para os franceses.

Cheia de tradição, a Copa Davis chegou a edição de número 107. Os Estados Unidos com 32 conquistas e a Austrália, com 28 triunfos, são as potências históricas da competição. A Croácia conseguiu duas façanhas na Davis, ambas obtidas no século XXI e pode ser definida como uma potência ascendente do esporte das raquetes. Na caminhada do título, os croatas bateram o Canadá, o Cazaquistão e os temíveis estadunidenses. Todos os encontros aconteceram na Croácia e a vitória mais difícil foi diante dos Estados Unidos, quando foi necessária a realização de um quinto jogo.

A conquista da Croácia também foi marcante por ser a última no atual formato da Copa Davis. A partir de 2019, o torneio terá uma fase final, que será disputada por 18 países e que será realizada no mês de novembro, na cidade de Madri, na Espanha.

Comentários

comments

Você pode gostar...