Inspire-se em um sucesso para ser sucesso

Marina Erthal, redatora da agência Young & Rubicam. Foto: Reprodução/MarinaErthal.com

Por Rafael Mirapalheta

Você já se perguntou aonde quer chegar na sua vida profissional? Pare e pense: qual o cargo e as atividades que mais te trariam realização? Na medida em que se tem essa meta traçada, o próximo passo é aprender como chegar lá. Se você é uma pessoa com ambições altas, saiba que o trajeto será árduo e irá requerer muita persistência. Mas entenda que é um caminho plenamente possível de ser percorrido de diversas formas: com aprendizado, com disciplina…e com inspiração!

A inspiração é a aquela faísca que tem como função instigar as pessoas a darem o seu melhor. É o absorver um conhecimento de fora, trazer para dentro de si e exportar o resultado do que essa mistura tem para oferecer. Em razão disso, para expor as suas melhores qualidades ao mundo e, consequentemente obter o sucesso que deseja, é muito importante analisar a trajetória de pessoas que sonharam alto, batalharam muito e que hoje ocupam posições de sucesso naquilo que você visa fazer.

Afinal, essas pessoas estão lá por algum motivo. Ou uma série de motivos. Foram ambiciosas, inteligentes, não desistiram… tiveram característica que VOCÊ precisa ter!  E é exatamente por isso que esses modelos devem ser valorizados. Pode parecer um tanto óbvio para alguns, mas REALMENTE ouvir o que essas pessoas têm a dizer e se inspirar nelas pode vir a fazer a diferença na busca pelo sucesso.

Na fase universitária é quando nos deparamos com as primeiras grandes decisões que irão afetar nosso futuro. É uma etapa em que incertezas e adversidades, de modo geral, acompanham os estudantes em quase todo o período, e até mesmo depois dele. Qual curso fazer? Que especialização seguir? Qual o melhor mercado para se trabalhar? Devo sair de minha cidade e ir para um centro maior? Todas essas dúvidas podem atrapalhar o seu foco se não analisadas e resolvidas da maneira mais adequada. Mas você PODE SER capaz de até mesmo crescer a partir delas, as usando para enxergar mais claramente a sua linha de chegada. E quanto mais cedo todos esses fatores forem compreendidos, mais cedo virão os resultados.

    
     Marina Erthal, redatora da agência Young & Rubicam. / Foto:galeria de MarinaErthal.com

E um belo exemplo de sucesso precoce é o da publicitária Marina Erthal, vencedora do Aprendiz 6 – Universitário. A sexta edição do reality de negócios produzido pela Rede Record e apresentado pelo empresário Roberto Justus foi ao ar entre janeiro e maio de 2009 e exigiu o máximo de 18 universitários em provas complexas, situações de pressão adversa e desgaste emocional.

Tudo isso foi superado por, à época, a estudante de publicidade que sonhava um dia em fazer parte de uma grande agência de comunicação. O que talvez não imaginasse, era que sua enorme força de vontade a faria levar para A MAIOR do Brasil com apenas 20 anos de idade. A jovem derrotou todos os concorrentes de forma brilhante e foi contratada como trainee da Young & Rubicam (uma das empresas de Justus), faturando ainda um prêmio de 1 milhão de reais.

Em meio a dúvidas e dificuldades – mas nunca falta de empenho -, Marina se tornou um exemplo de profissional a ser seguido. E uma verdadeira INSPIRAÇÃO áqueles que sonham com os lugares mais altos da área da comunicação. Hoje há nove anos na empresa, ela atua como redatora publicitária e também roda o Brasil dando cursos e palestras profissionais.

E para que se possa conhecer melhor essa trajetória de sucesso, nada mais justo então do que receber da própria vencedora do Aprendiz alguns relatos pessoais sobre sua trajetória, assim como algumas dicas para estudantes da graduação. Aproveite para se inspirar!

Confira a entrevista com Marina Erthal:

Marina, você é formada em Publicidade na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e pelo que pude apurar a paixão por essa profissão sempre esteve forte dentro de você. No entanto, sabemos que essa não é a realidade de uma alta parcela dos estudantes. Que dicas práticas você tem para dar àqueles que possam vir a ter dúvidas sobre qual caminho seguir na vida, ou dentro de uma determinada área profissional?

Na hora de decidir o curso fiquei muito na dúvida entre diversos rumos diferentes: administração, arquitetura, publicidade, direito. Trabalhei muito o autoconhecimento e tentei descobrir o que eu realmente gostava de fazer e me identificava – afinal aquilo me acompanharia pro resto da vida. Como sempre me achei criativa e gostava de criar e inventar coisas, arrisquei na publicidade e acertei. Sinto um prazer imenso em trabalhar com publicidade (na área de criação) e dar cursos e palestras sobre isso. Com certeza é fundamental ter muita afinidade com o curso escolhido, porque quando a gente ama o que faz, o trabalho tem um peso menor. Acho que no fundo cada um sabe o que mais se identifica. Minha dica é trabalhar o autoconhecimento e o “feeling” – isso ninguém sabe mais do que a gente mesmo.

A área de comunicação, que engloba Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Design, entre outros cursos, possui mercado concorrido e que preza por constante inovação. Nesse cenário, o que o profissional precisa ter para obter sucesso?

Precisa ter um grande diferencial, com certeza. O mercado de trabalho está cada vez mais saturado e competitivo em todas as áreas. Primeiro passo é avaliar e analisar o mercado de trabalho e estar sempre inovando. Segundo ponto é ser proativo, não esperar os outros pedirem, mas sim fazer acontecer. Mostrar que realmente está a fim de trabalhar e dar o seu melhor em tudo o que faz– essas são algumas fórmulas que uso no meu dia e que acredito que ajudam a se destacar e mostrar trabalho.

Muitas pessoas que moram em pequenas cidades, em especial jovens estudantes e recém-formados, possuem receio em se mudarem para grandes centros. Seja pela distância da família e amigos, ou então pelas incertezas do cenário profissional que encontrarão em um ambiente ainda mais disputado. Você saiu da cidade de Barra do Garças, município com cerca de 60 mil habitantes do estado do Mato Grosso, morou em Cuiabá e chegou até São Paulo , onde você está desde a conquista do Aprendiz 6. Com sua experiência de vida, tendo enfrentado essas mudanças ainda tão jovem, o que tu tens a dizer para essas pessoas que se encontram indecisas em relação a ir para outros centros? Que fatores precisam ser medidos e qual o momento certo (se é que existe um) para tomar essa atitude?

Eu fui uma dessas pessoas que tinha receio de sair da minha cidade e ir para uma cidade grande. Sempre tive vontade de morar fora, de trabalhar em grandes empresas – isso era meu sonho, mas ao mesmo tempo eu tinha muito medo e achava que não ia conseguir me virar em uma cidade grande sozinha. Mas o destino veio e me colocou em uma situação que fui obrigada a me mudar para a São Paulo por ser um dos prêmios do Aprendiz (1 ano de emprego na Y&R em São Paulo). Vim morrendo de medo, falei pra minha mãe que ficaria só o ano do emprego e voltaria, mas com 3 meses morando em São Paulo liguei pra ela e disse que nunca mais ia voltar – e estou aqui há 10 anos. O medo é nosso maior inimigo e muitas vezes ele não faz o menor sentido. Foi a melhor mudança e melhor coisa que fiz, tanto pro meu pessoal quanto pra minha vida profissional. O medo nos impede de tentar – e eu fui “obrigada” a tentar e por isso tudo deu tão certo. Por isso, quem tem essa vontade – minha dica é: se inspirem em mim. E se tudo der errado (o que é muito difícil) o máximo que vai acontecer é voltar pra casa ; ).

Ao longo de toda a sua trajetória, entre questões acadêmicas, profissionais, mudanças, sucessos e fracassos, quais foram as principais adversidades que você enfrentou e como as superou?

Foram muitas dificuldades, como citei nas perguntas anteriores. Não foi fácil. Mas a partir do momento que eu dei o primeiro passo eu decidi que ia até o fim. E todas as vezes que pensava em desistir (E foram muitas, pois não é fácil) eu respirava e lembrava das minhas metas e objetivos e continua seguindo. Só posso dizer que tudo valeu a pena.

Conteúdos como os do programa Aprendiz servem de inspiração para muita gente que visa crescer profissionalmente. Por isso, pra fechar, gostaria de saber que obras tiveram essa influência pra você ao longo da vida e que tu podes dar como dica para as pessoas?

Um filme que inspira muito é “Whiplash”. Vale a pena assistir. O livro “O Segredo” – me ajudou muito durante o Aprendiz. “Quem mexeu no meu queijo” me inspirou durante a infância e adolescência e “Como fazer amigos e influenciar pessoas” me motiva até hoje.

Relembre a trajetória de Marina Erthal no Aprendiz 6:

Comentários

comments

Você pode gostar...