A curiosidade da última rodada

Por Ezekiel Dall’Bello

As evidências que circundam a disputa pela Libertadores

Uma das coisas que aprendi no jornalismo é não afirmar nada sem ter certeza. Em contrapartida, as evidências de um fato podem dizer muito – se não tudo – sobre um assunto. E não precisamos afirmar, apenas levantar a hipótese, o que não deixa de apresentar nossa opinião.

Não faltou entrega ao time colorado Foto: Reprodução (Globoesporte.com)

Não faltou entrega ao time colorado
Foto: Reprodução (Globoesporte.com)

A última rodada do Campeonato Brasileiro foi determinante para a classificação de Inter e Corinthians à Libertadores 2015. Para o 4° colocado,sobraria a pré-Libertadores e o “Grupo da Morte”; para o 3°, grupo “fácil” e acesso direto. Por isso a importância do 3° lugar. CURIOSAMENTE, dada a importância do jogo, começaram as polêmicas. E vejamos só, como todos fatos PARECEM tendenciosos:

1 – O jogo de Inter e Figueirense estava marcado para a Arena Condá (Chapecó), onde a torcida colorada é maioria e o clube catarinense iria conseguir “encher o bolso” com os ingressos da torcida rival. Entretanto, precalços envolvendo o transporte da delegação colorada impediriam a equipe de chegar a tempo do jogo em Chapecó. Voltou-se para Florianópolis como sede do jogo. Por conseguinte, o problema foi sanado e o transporte resolvido. Chegaria sim em tempo hábil para a partida. Mas, CURIOSAMENTE, a CBF decidiu manter o jogo em Florianópolis, onde CURIOSAMENTE a torcida colorada é muito menor. O Figueirense, por sua vez, CURIOSAMENTE PARECE ter aberto mão da renda arrecadada com a torcida colorada, que antes tinha quase metade do espaço destinado na Arena Condá e, de repente, ficou com menos de 20% do estádio em Floripa disponível, com ingressos girando em torno dos 100 reias, o que espanta a torcida (justificando o pouco público). CURIOSAMENTE o Figueirense PARECE ter aberto mão do dinheiro dos ingressos de uma hora para outra. Ou, de repente, viu que não precisava mais dessa renda, seja por teimosia ou por não precisar mais desse dinheiro. Eu, particularmente, acho que nenhum clube hoje em dia abre mão de um capital lógico, a menos que tenha o obtido de outra meneira mais fácil.

2 – O Corinthians enfrentaria o Criciúma, lanterna do campeonato, considerado um adversário fácil. Para ficar com o 3° lugar – e a vaga direta à Libertadores – o time paulista precisaria de ao menos um ponto. Durante a semana, profissionais ligados ao Criciúma afirmaram que, apesar de já rebaixado, o time não iria aliviar a partida em São Paulo. CURIOSAMENTE, de repente, o mesmo Criciúma aparece com quase todo seu time sub-20 escalado para o jogo, alguns estreiando no futebol profissional. Seria essa a maneira de “não aliviar” o jogo?

3 – O Corinthians, naturalmente, jogando em casa e precisando dos pontos, contra um adversário rebaixado e inexperiente, fez seu primeiro gol. Nesse momento, passava à frente do time colorado na classificação. CURIOSAMENTE, o autor do gol, Elias, estava impedido. O time catarinense, lotado de jovens querendo mostrar seu futebol no cenário nacional, naturalmente exerce pressão e chega ao seu gol. Mas, CURIOSAMENTE, o gol foi anulado alegando impedimento. CURIOSAMENTE, não estava. Enquanto era para o time catarinense estar vencendo, o Corinthians é quem levava os tão valiosos três pontos.

4 – CURIOSAMENTE, não era nem para o Corinthians estar nessa condição de disputar a 3ª colocação, pois no julgameno do caso Petros, onde poderia perder 4 pontos, foi absolvido. O caso trata da escalação irregular do atleta em jogo oficial, quando não estava regularizado. CURIOSAMENTE, a Portuguesa, ano passado, foi

rebaixada pelo MESMO motivo. Mas prefiro acreditar que o Petros é diferente, uma vítima que não merece prejudicar sua equipe. Prefiro acreditar que a corrupção não tenha chegado ao nosso futebol. Infelizmente, só prefiro, pois desacreditar no que está explícito, é quase impossível.

5 – Neste último apontamento, já escrevia durante o término do jogo sobre a perda de posição do Inter para o Corinthians. Escrevia eu que esse texto não se constitui como uma desculpa pela mudança de classificação, mas sim pelas CURIOSAS EVIDÊNCIAS que tendem à facilidade do clube paulista em alcançar o tão almejado 3° lugar. Escrevia eu que a culpa principal é da falta de futebol do time colorado, que já dependia de resultados paralelos para se manter, o que fica ainda mais difícil com tais EVIDÊNCIAS. Porém, torcedor do Internacional tem de aguardar até o último instante e ter um coração saudável, pois no último lance do jogo, o lateral Wellington Siva mostrou a todos que pode faltar futebol e sobrarem evidências de favorecimento, mas nunca faltará raça. E para o meu conforto, este fator é o primordial na conquista da América, tanto como foi para o gol da vitória aos 51 minutos do segundo tempo.

Comentários

comments

Você pode gostar...