Brasil vence a Argentina, garante vaga no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio e tentará o bicampeonato

Por Luís Artur Janes Silva 

Brasil, do gremista Matheus Henrique (8), venceu a Argentina e garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Imagem: Getty Images.

No início da madrugada desta segunda (10), tivemos a conclusão da rodada final do Quadrangular decisivo da 13ª edição do Pré-Olímpico Sul-Americano de futebol. O torneio, que não era realizado desde 2004, foi um campeonato continental Sub 23. A última partida do Pré-Olímpico antagonizou a Argentina, que já havia conquistado o título do certame, e o Brasil, que precisava da vitória para garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio e defender a medalha de ouro obtida no Rio de Janeiro, em 2016. De forma tranquila, o Brasil fez 3×0 nos argentinos, carimbando o passaporte para o Japão.

Apesar de ficar com o vice-campeonato, a seleção brasileira, comandada por André Jardine, foi a única invicta do torneio, conquistando cinco vitórias em sete jogos. Além disso, Matheus Cunha, que marcou dois gols contra a Argentina, foi o artilheiro do Pré-Olímpico, anotando cinco vezes, e tornando-se o maior marcador do ataque mais eficiente da competição (16 gols). Cunha, Reinier, Paulinho, Pepê e Matheus Henrique (ambos do Grêmio), foram os destaques do escrete canarinho, que terminou a fase inicial com 100% de aproveitamento, mas apresentou dificuldades defensivas, chegando a sofrer três gols da frágil Bolívia. Cabe destacar que a arrancada da Seleção no Quadrangular Final não foi boa, após empates diante de Colômbia e Uruguai.

A Argentina, que também garantiu vaga para Tóquio, venceu os seis primeiros jogos que disputou, perdendo para o Brasil, na despedida do campeonato. Os  argentinos, mesmo vencendo o Quadrangular Final, sofreram seis gols e marcaram cinco nesta fase. MacAllister, autor de quatro gols, foi o craque da Albiceleste, que conquistou pela quinta vez o Pré-Olímpico (1960, 1964, 1980, 2004 e 2020). O maior campeão do Pré-Olímpico é o Brasil, que venceu sete edições (1968, 1971, 1976, 1984, 1987, 1996, 2000). Além deles, o Paraguai abocanhou este troféu no ano de 1992. A Colômbia, que sediava pela quarta vez na história o Pré-Olímpico, acabou na quarta posição e, pela primeira vez, não garantiu vaga olímpica atuando como anfitrião do campeonato qualificatório.

Comentários

comments

Você pode gostar...