Poker: da marginalização à consagração como esporte

por Diego Krüger

O fenômeno de popularização do poker pelo mundo nos últimos anos é claro para quem acompanha a modalidade de perto. É evidente também para aqueles que não são tão íntimos do esporte que, ano após ano, atrai milhares de pessoas às mesas de feltro – reais ou virtuais.

A origem do esporte é uma incógnita, sendo atribuída aos chineses, persas e estadunidenses. O único fato concreto é que a sua popularização se deu nos Estados Unidos durante o período de expansão para o oeste, misturando a história do país à do poker. O esporte era extremamente popular entre cowboys que praticavam durante suas horas de lazer nos icônicos saloons do oeste americano. Ao ser retratado como um dos passatempos favoritos dos vilões dos filmes de faroeste, porém, o poker foi tratado como um hobby marginal.

No poker a sorte está envolvida, mas a lógica matemática, a observação dos oponentes e o raciocínio lógico são de suma importância, fazendo com que o esporte seja considerado um jogo de habilidade e não de azar – o que o faria ser proibido. Reconhecido pelo Ministério dos Esportes, o poker é considerado um esporte e é representado legalmente pela Confederação Brasileira e suas 18 federações filiadas.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Popularidade

O grande salto de popularidade do esporte no Brasil e no mundo está ligado a três fatores: a popularização da internet, a adaptação do esporte à plataformas online e a chegada das primeiras transmissões televisivas dos torneios, muitas vezes protagonizados por jogadores que, além de amantes do esporte, eram celebridades dos mais diversos meios.

Informações e Curiosidades sobre o poker:

– Atualmente, a indústria do jogo online é considerada a 3ª maior indústria do planeta e movimenta mais de 130 milhões de dólares por ano, atrás somente das indústrias Petrolífera e Automotiva.

– Nos Estados unidos existem aproximadamente 60 milhões de jogadores de Poker.

– Os grandes sites do mercado que, em 2003, tinham em média 800 pessoas online, nos horários de pico atingem hoje mais de 230.000 jogadores ao mesmo tempo, representando um crescimento de mais de 20.000%.

– A América Latina possui mais de 205 milhões de usuários de internet, por isso é considerada a nova “Europa” em termos de jogos online.

– No Brasil, 8,7 milhões de pessoas jogam algum tipo de jogo online, sendo que 2 milhões praticam o poker online. (* Fonte: Ipsos – MORI, 2008).

– Em 2006 esse número não chegava a 100.000 pessoas jogando poker online no Brasil, realizando um crescimento de 2.000%.

Dados da Confederação Brasileira de Poker: http://www.cbth.org.br/cbth/Pagina.do?idSecao=15

Comentários

comments

Você pode gostar...