Abertura dos jogos Pan-Americanos 2019 acontece nesta sexta, no Estádio Nacional de Lima

Nesta quarta, 24 de julho, dois dias antes da abertura oficial, o vôlei de praia e handebol feminino abriram as competições do Pan-Americano de Lima.

Por Roger Vilela

Lima, a capital do Peru, é a sede do 18ª edição dos Jogos Pan-americanos. Foto: Divulgação/Lima 2019

Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, que serão realizados na cidade de Lima, capital do Peru, 486 atletas vão representar o Brasil. A abertura dos jogos acontece na noite desta sexta, dia 26 de julho, no Estádio Nacional, a partir das 20h30 (horário de Brasília). O cantor porto-riquenho Luis Fonsi, dono do sucesso “Despacito”, será uma das atrações do evento. O Pan-2019 se encerra em 11 de agosto.

Martine Grael, campeã olímpica (no Rio em 2016) e mundial de vela na classe 49er X, e filha do bicampeão olímpico Torben Grael, foi a escolhida para ser a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura.

Em Lima, 6.690 atletas, de 41 países, competirão em 38 modalidades divididas em 417 eventos. Até o final dos Jogos, serão entregues 965 medalhas de ouro, 965 de prata e 1.098 de bronze. “Milco” é o mascote oficial do Pan de Lima. Ele é um “cuchimilco”, estatueta de terracota com forma humana que possui os braços abertos. Os “cuchimilcos” foram criados por volta do ano 1200, pelos Chancay, civilização que se desenvolveu na costa central do Peru entre 1200 e 1470, e que mais tarde fez parte de Tawantinsuyu, o Império Inca.

O surf e o fisiculturismo são dois esportes estreantes nesta edição dos Jogos. No surfe, esporte que pode trazer medalhas para o Brasil, oito atletas, divididos em três categorias (regular, stand up paddle e o longboard), vão representar o país nas ondas da praia de Punta Rocas. Gabriel Medina (bicampeão mundial – 2014 e 2018), Adriano de Souza (campeão mundial em 2015), Filipe Toledo (atual vice-líder da temporada) não estarão presentes em Lima. No fisiculturismo, Juscelino Santos, de 46 anos, e Carla Lobo, de 48, são os representantes do Brasil na capital peruana.

Na última edição dos Jogos, realizada em Toronto, em 2015, o Brasil terminou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás apenas do Estados Unidos e do anfitrião Canadá. Os atletas brasileiros conquistaram 141 medalhas no total, sendo 42 de ouro, 39 de prata e 60 de bronze. Em Toronto, o Time Brasil contou com 590 atletas, 104 a mais do que em Lima. As principais ausências são das equipes masculina e feminina de futebol, que não estarão presentes nos Jogos Pan-Americanos de 2019 por motivos diferentes.

A seleção masculina não estará presente devido a sua péssima campanha no Campeonato Sul-Americano sub-20 de 2019, no qual o Brasil terminou em quinto lugar. Apenas os três primeiros colocados garantiam a vaga para o Pan. Além de ficar fora dos Jogos de Lima, com a campanha no Sul-Americano, o país também não se classificou para o Mundial da categoria, que ocorreu na Polônia, entre maio e junho deste ano.

Já seleção feminina ficou de fora do Pan de Lima não por ter feito uma péssima campanha, mas sim, por ter conquistado o título da Copa América no ano passado. Segundo as regras do torneio continental, apenas as equipes que terminaram a competição em terceiro, quarto e quinto lugar se classificam para os Jogos Pan-Americanos, enquanto a campeã garante vaga direta para as Olimpíadas.

 

ESTREIA DO BRASIL NO PAN-2019

Ontem, 24 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura, já tivemos brasileiros competindo no vôlei de praia e no handebol feminino.

No vôlei de praia masculino, a dupla formada por Oscar Guimarães e Thiago Barbosa derrotou os costa-riquenhos Victor Alpizar e Sebastián Valenciano por 2 sets a 0 (21/13 e 21/14). No feminino, Carol Horta e Ângela venceram, em apenas 22 minutos, Melanie Valenciana e Mannika Charles, das Ilhas Virgens, também por 2 sets a 0 (21/8 e 21/8). As duas duplas brasileiras voltam hoje às quadras. Oscar/Thiago enfrentam uma dupla do Uruguai, às 11h50 (horário de Brasília). E Carol/Ângela jogam contra chilenas, às 16h.

A equipe brasileira de handebol feminino venceu Cuba por 29 a 20 em sua estreia na noite desta quarta-feira. As brasileiras são as atuais pentacampeãs pan-americanas e não sabem o que é perder na competição desde a edição de 1995. Hoje, o Brasil enfrenta o Canadá, às 20h30, pela segunda rodada do certame.

Hoje (25), segunda dia de disputas, às 11h, a dupla masculina de boliche do Brasil, formada por Marcelo Suartz (campeão individual no Pan-2015) e Bruno Costa (atual campeão brasileiro), faz a sua estreia no Pan. E às 18h, é a vez de Stephanie Martins (medalha de ouro no Campeonato Pan-americano de boliche de 2018) e Roberta Rodrigues começarem a jornada rumo a medalha de ouro.

Também nesta quinta, às 12h30, Diego Gobbi e Pedro Mometto vão representar o Brasil na primeira fase do individual masculino de Squash. E a partir das 12h, Isabela Abreu, Priscila Oliveira, Maria Ieda Guimarães, Danilo Fagundes e Felipe Nascimento vão disputar o pentatlo moderno.

Comentários

comments

Você pode gostar...