Atuando em campo encharcado, Brasil empata sem gols contra o Sport

Por Luís Artur Janes Silva 

Nesta segunda (22), o Xavante de Pelotas fez o jogo de abertura da 11ª rodada do turno inicial da Série B do Campeonato Brasileiro. Atuando no encharcado gramado da Ilha do Retiro, o rubro-negro enfrentou o Sport, e aproveitando-se do estado lastimável do palco da partida, acabou empatando em zero a zero com a equipe pernambucana. No segundo jogo sob o comando do técnico Bolívar, o Brasil ainda não venceu e sequer marcou gols, mas voltou a pontuar no campeonato.

Sport e Brasil fizeram jogo disputado, mas de baixo nível técnico. Imagem: Marlon Costa/ Pernambuco Press.

O JOGO

O primeiro tempo de Brasil e Sport teve um futebol de baixo nível técnico, justificado pelo gramado impraticável, proporcionado pela chuva torrencial que se abatia sobre a cidade de Recife. Mais acostumado com o campo pesado, o rubro-negro de Pelotas teve o domínio territorial do jogo na metade inicial do primeiro tempo, mas não conseguiu criar chances reais de gol. Aliás, foi o Sport, mesmo dominado, que chegou à meta de Carlos Eduardo aos 15 e 16 minutos de partida, em lances contínuos, originados após o volante Leandro Leite perder a bola no meio campo.

Depois desses lances, o Sport foi equilibrando as ações e passou a dominar o jogo, aproveitando-se do espaço aberto entre a defesa e a meia cancha do Xavante. A melhora dos pernambucanos foi recompensada com duas ótimas oportunidades de gol, defendidas por Carlos Eduardo, o melhor atleta rubro-negro na partida. Assim, aos 29 minutos, Hyuri encostou para Juninho, que chutou para a primeira grande intervenção do goleiro xavante, que precisou ser atendido pela equipe médica depois deste lance.

Cinco minutos mais tarde, Guilherme cruzou da direita, na cabeça de Yago, que acertou a bola com estilo, mas Carlos Eduardo foi perfeito, se esticou todo e fez outra grande defesa. Mesmo acuado, o Brasil ainda tentou chegar no gol defendido pelo Sport, quando Branquinho entrou aos dribles na área do Leão, mas foi contido pelos zagueiros.

Aos 43 minutos, Guilherme cobrou falta da direita, Carlos Eduardo saiu de forma atabalhoada, mas mandou a bola para escanteio com os pés. Após o escanteio, o balão foi afastado, mas um jogador do time pernambucano chutou da divisória do campo e quase surpreendeu Carlos Eduardo, que estava mal colocado.

Na segunda etapa, o Brasil deu a impressão que voltaria melhor, pois logo no primeiro minuto de jogo, o volante Carlos Jatobá acertou um passe para Branquinho, que deslocado pela esquerda, cruzou na cabeça de Grampola, que conclui para a defesa do goleiro do Sport. Enfim, a primeira chegada do Xavante.

Mas a esperança de um bom segundo tempo da equipe pelotense se desfez diante do recuo exagerado das linhas xavantes, que continuaram cedendo espaços aos atacantes do time pernambucano. Pior que isso, a defesa do Brasil passou a vacilar na bola aérea, que tornou-se a principal arma do Sport na tentativa de abrir o placar, a medida que o campo molhado tornou praticamente impossível rolar a pelota.

Acuado, o Brasil conseguiu respirar aos 16 minutos da etapa final, quando Ricardo Luz e o jovem Cristian, que substituiu Branquinho, conseguiram um escanteio para o Xavante. Mas o Sport voltou a atacar com Guilherme, que aos 19 minutos, acertou um belo chute de perna esquerda, que raspou o travessão de Carlos Eduardo. Pressionando o tempo todo, o time pernambucano bombardeou a meta do Brasil aos 26 minutos de jogo. Yan chutou duas vezes e o goleiro xavante salvou o time nestas oportunidades, isolando o perigo ao mandar a bola para escanteio. 

Sofrendo a pressão constante dos atacantes do Sport, que foram incompetentes durante todo o segundo tempo, o Brasil escapou com Cristian, que lançou Rafael Grampola, que cortou para o meio e bateu de esquerda. Seria o gol rubro-negro de Pelotas, mas o impedimento foi marcado e anulou o lance do desafogo.

Contando com três volantes desde os 30 minutos do segundo tempo, o Brasil passou apenas e tão somente a defender-se depois da anulação do gol de Grampola. Mesmo acossada, a defesa xavante segurou o ímpeto pernambucano e garantiu o placar zerado e a conquista de um ponto importante, diante de um adversário que possui status de clube da Primeira Divisão do futebol nacional.

Após este empate com gosto de vitória, o Brasil permanece na 13ª posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, somando 13 pontos. O Xavante volta a jogar no próximo sábado, dia 27 de julho, quando enfrentará o Cuiabá. A partida acontecerá na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, e está marcada para iniciar às 19 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...