Libertadores da América 2019 inicia sua fase decisiva

Por Luís Artur Janes Silva 

Felipão preocupado com a situação do Palmeiras. Imagem: Globo Esporte

Nesta terça (23), teremos o início da fase de oitavas de final da edição 2019 da Copa Libertadores da América, a maior competição interclubes do continente. Contando as etapas preliminares, o torneio começou com 19 participantes, que se enfrentaram em três estágios, restando quatro equipes (Melgar, Libertad, Palestino e Atlético-MG), que se juntaram aos 28 clubes, classificados diretamente à fase de grupos.

Nas etapas preliminares, a grande decepção foi o São Paulo, três vezes campeão da América, que foi surpreendentemente desclassificado pelo Talleres-ARG, em confronto que aconteceu na segunda fase da chamada Pré-Libertadores. Outro time que frustrou expectativas foi o Atlético Nacional-COL, vencedor da Copa nos anos de 1989 e 2016, que no último estágio preliminar do certame, foi batido pelo Libertad-PAR, após decisão nas penalidades máximas.

Desta forma, as trinta e duas equipes que participaram da fase de grupos da Libertadores, foram divididas em oito chaves, compostas por quatro times. Os dois melhores de cada chave garantiram vaga às oitavas de final do campeonato. Na fase de grupos, praticamente todos os favoritos confirmaram o seu poderio e avançaram sem grandes dramas, mas as decepções não deixaram de acontecer. Assim, o tradicional Peñarol (cinco títulos da Libertadores), pode ser considerado a maior decepção da fase de grupos, apesar de ser eliminado na chave mais equilibrada do campeonato. Os uruguaios fizeram os mesmos dez pontos de Flamengo e LDU-EQU, mas foram desclassificados após empatar com o time carioca (0x0), em Montevidéu. Ficou o gosto amargo do fracasso.

Outro time que ficou bem abaixo do esperado nesta parte do certame foi o Atlético-MG, que já havia sofrido para passar da Pré-Libertadores, enfrentando dois pequenos clubes uruguaios (Danubio e Defensor). A desconfiança da torcida em relação ao futuro do time, confirmou-se com a fraca campanha na fase de grupos, na qual o Galo das Alterosas terminou muito longe de Cerro Porteño e Nacional-URU, que somaram treze pontos, contra apenas seis do time mineiro. Para termos uma ideia do vexame do Atlético, basta dizer que, na fase de grupos venceu apenas o venezuelano Zamora, sendo derrotado nos quatro confrontos contra os classificados de seu grupo. O único ponto positivo da campanha mineira foram os cinco gols anotados pelo veterano atacante Ricardo Oliveira, um dos principais artilheiros da competição até o momento.

Assim, após a realização de 126 jogos, restaram apenas dezesseis equipes, que começarão a decidir quem será a melhor da América no ano de 2019. Além do atual campeão, o argentino River Plate, as oitavas de final da Libertadores contarão com a participação de cinco brasileiros: Grêmio, Inter, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e Athletico Paranaense. Os argentinos também terão o Boca Juniors (seis troféus ganhos na competição), San Lorenzo (campeão de 2014) e o Godoy Cruz, da cidade de Mendoza. O Paraguai será representados pelos tradicionais Olimpia (campeão em 1979, 1990 e 2002) e Cerro Porteño, que terão a companhia do Libertad, único sobrevivente da Pré-Libertadores. Para completar o quadro de equipes participantes das oitavas de final do torneio em questão, teremos os equatorianos Emelec e LDU (campeã de 2008) e o uruguaio Nacional, três títulos continentais.

 

RIVER PLATE X CRUZEIRO (Buenos Aires – 23/07 e Belo Horizonte – 30/07) – Ambos os confrontos iniciarão às 19h15

O grande clássico continental desta fase da Libertadores, colocará frente a frente dois multicampeões do torneio. O River Plate, atual campeão, enfrentará o Cruzeiro, em duelo que promete muitas emoções para todos que se dispuserem a acompanhar os enfrentamentos.

O River, que é dono de quatro canecos da Libertadores, começou o ano de 2019 sob o impacto de não conseguir chegar à final do Mundial de Clubes, em dezembro de 2018. Mas com um grupo de jogadores experientes, a equipe foi melhorando aos poucos e contou com a inexpressividade técnica do chileno Palestino e do peruano Alianza, para passar da fase de grupos com relativa tranquilidade. Mesmo ficando quatro pontos atrás do Inter, líder da chave, o River mostrou força ao buscar o empate no confronto direto entre os dois times, realizado em Porto Alegre. Basta lembrar que os argentinos chegaram a estar com dois gols de desvantagem no placar deste jogo.

Para conseguir vencer o Cruzeiro, o River terá que melhorar os seus resultados, pois apesar de ter terminado invicto a fase de grupos da Libertadores, ainda assim, venceu apenas dois jogos em seis disputados. Pior que isso, conquistou apenas uma vitória no seu estádio, o Monumental de Núñez, justamente contra o Alianza, que somou apenas um ponto na competição. Outra preocupação é o inexpressivo número de gols que os atacantes da equipe anotaram no campeonato. Afinal, o artilheiro do time, De La Cruz, marcou míseros dois tentos.

Enquanto isso, o Cruzeiro tenta reviver o início de 2019, quando obteve o título estadual de forma invicta e triunfou nas primeiras cinco partidas da Libertadores. A primeira derrota na competição continental veio na rodada final da fase de grupos, após os mineiros perderem em casa para o Emelec (1×2).

Depois do início promissor, o Cruzeiro desceu a ladeira, fazendo campanha irregular no Brasileirão e chegando na fase semifinal da Copa do Brasil aos trancos e barrancos, obtendo classificações suadas contra Fluminense e Atlético-MG. O grande trunfo da Raposa será a experiência do técnico Mano Menezes em mata-matas. Além disso, dentro de campo, será essencial que o artilheiro Fred, autor de quatro gols no torneio, continue sendo efetivo.

Com todos estes ingredientes, este duelo promete muito equilíbrio, podendo fazer do seu vencedor um potencial candidato ao título.

 

LDU X OLIMPIA (Quito – 23/07 e Assunção – 30/07) – Ambos os confrontos iniciarão às 21h30

Apesar de reunir quatro títulos de Libertadores, este confronto será um dos menos badalados das oitavas de final desta competição. Isto ocorre porque temos um grande número de times brasileiros nesta fase, mas também porque nem LDU e muito menos o Olimpia, estão nos melhores momentos de sua história. Assim, teremos um enfrentamento equilibrado, mas que deverá ser jogado em nível técnico mais baixo.

Em comum, equatorianos e paraguaios têm o fato de que classificaram-se em grupos muito equilibrados. A LDU terminou empatada com Flamengo e Peñarol (todos fizeram 10 pontos) no Grupo D, mas garantiu vaga após golear o San José-BOL na última rodada desta chave (4×0). Enquanto isso, o Olimpia acabou na liderança do Grupo C, apesar de perder a sua invencibilidade na partida derradeira da fase, quando foi batido em casa pelo Sporting Cristal-PER (0x1). Mas não podemos nos iludir, apesar de campeão da sua chave, o tradicional time paraguaio venceu apenas duas partidas no campeonato. 

Num confronto que reunirá equipes que não são consideradas favoritas na competição, a esperança de classificação recai sobre as individualidades e no fator casa, que favorece o Olimpia, que faz o jogo decisivo desta fase em Assunção. No capítulo das individualidades, destaque para os artilheiros dos times, Néstor Camacho (Olimpia) e Anderson Julio (LDU), que marcaram três gols na Libertadores. Além deles, o Olimpia pode contar com o veterano Roque Santa Cruz, que já anotou duas vezes nesta edição do torneio. 

 

GODOY CRUZ X PALMEIRAS (Mendoza – 23/07 e São Paulo – 30/07) – Ambos os confrontos iniciarão às 21h30

O Palmeiras de Luiz Felipe Scolari entrará em campo contra o Godoy Cruz com a marca do favoritismo de um clube que tem o elenco mais valorizado do futebol mais rico da América do Sul, mas que vive uma quase inédita crise, que pode dar vida à zebra do interior da Argentina.

O mau momento palmeirense foi deflagrado após a desclassificação nas quartas de final da Copa do Brasil, consumada nas penalidades máximas, diante do Internacional, na semana passada. Após este revés, o alviverde perdeu sua invencibilidade no Brasileirão, sendo batido pelo Ceará (2×0). Assim, o que poderia ser um confronto tranquilo, acabou se transformando numa jornada de vida ou morte para o melhor elenco do futebol nacional.

Por isso, o ideal para os comandados de Felipão, seria classificar-se com duas vitórias e dar show contra o Godoy Cruz. Qualquer resultado diferente, fará com que o fantasma da crise permaneça rondando o ambiente palmeirense. Aliás, uma das críticas que se faz ao Palmeiras reside no fato de que o futebol mostrado pelo time está aquém da capacidade do grupo de jogadores. Pior que isso, Felipão não está conseguindo tornar este time confiável nos mata-matas importantes, pois tem falhado tanto no Paulistão, quanto na Copa do Brasil. Sem falar que, no ano passado, foi desclassificado nas semifinais da Libertadores, derrotado por um mediano Boca Juniors e com o agravante de que o Verdão tinha feito a melhor campanha da fase de grupos, feito repetido em 2019. Ou seja, o sinal amarelo está ligado.

Para evitar nova tragédia e fazer valer o enorme investimento, o Palmeiras espera contar com Gustavo Scarpa (4 gols na Libertadores), Deyverson (2 gols no campeonato) e com o retorno do bom futebol de Dudu, o melhor jogador do Brasileirão do ano passado.

Já o Godoy Cruz conta com o aumento da crise palmeirense para avançar nesta Libertadores. Vice-líder do Grupo C, anotou os mesmos 9 pontos do Olimpia, mas teve um início claudicante na competição, empatando três e perdendo uma nas quatro primeiras partidas que disputou. A arrancada que levou à classificação, começou na penúltima rodada da fase de grupos, quando aplicou dois a zero no Sporting Cristal. No jogo final da etapa, garantiu vaga ao bater o Universidad Concepción-CHI por um a zero, na cidade de Mendoza. 

Assim, apesar da recuperação na reta final da fase de grupos, o Godoy Cruz deverá ser mero coadjuvante nas oitavas de final da Libertadores. Afinal, o que esperar de um time que marcou apenas cinco gols nos seis jogos que disputou na etapa anterior do campeonato?

Comentários

comments

Você pode gostar...