Stein/Cascavel se sagra como o primeiro campeão da Copa Mundo do Futsal

Vitória magra contra o Female/Unochapecó garantiu a taça para o time paranaense

Por Luis Collat

Comemoração do gol de Camila que deu a vitória ao Stein/Foto: Christian Rizzi

Na manhã do último domingo, dia 27, o ginásio Guanandizão em Campo Grande recebeu a última partida do torneio de futsal feminino e viu a equipe do Stein vencer por 1×0 as adversárias de Chapecó e levantar a taça da competição pela primeira vez.

As vagas da final foram decididas em dois difíceis confrontos. O time do Female enfrentou as russas do Normanochka e se classificou heroicamente em um jogo de duas viradas e o destaque ficou para a goleira Giga, que além de ajudar as companheiras com suas defesas também foi até a quadra adversária e marcou seu gol para abrir o placar. O jogo terminou em 3×2 após uma cobrança perfeita de tiro livre da jogadora Aninha.

Já o Stein/Cascavel passou pelo Taboão da Serra na semifinal com um 2×0 onde o destaque foi Camila que conseguiu uma assistência de calcanhar para Thais abrir o placar e foi autora do gol que deu fim aos números da partida.

A final foi uma reedição da partida entre as duas equipes na primeira fase que terminou com um placar de 4×2 para as paranaenses.

O jogo

Com a bola rolando, a equipe da Female demonstrou dificuldades em encaixar a marcação no início da partida, fazendo 4 faltas em um período de 7 minutos, se colocando muito próxima de estourar o limite de infrações. A goleira Giga aguentou os ataques do time de Cascavel até o relógio marcar 11 minutos para o fim do primeiro tempo, quando Camila tocou a bola para Mochi que devolveu na frente para a inspirada ala chutar por baixo na saída da goleira e marcar o único gol da final.

Após o gol, o time catarinense tentou o empate com as investidas da goleira Giga ao campo de ataque para ter superioridade numérica na fase ofensiva, mas sem efetividade. As jogadoras que mais se destacaram ao longo da competição, Gi Portes e Nati, pararam na excelente marcação de Stein, que sofreu apenas 3 gols em seus 6 jogos disputados na competição, se sagrando como a melhor defesa da Copa.

Após muitas tentativas por parte do Female, o 1×0 permaneceu no placar e o apito final apontou o Stein/Cascavel como o grande campeão da Copa Mundo do Futsal. O time do Paraná fez uma campanha irretocável, marcando 44 gols ao longo da competição e mantendo assim a média de 7,33 gols por jogo.

O grande destaque da conquista foi a jogadora Camila, que acumulou 4 prêmios de melhor da partida em 6 jogos disputados, o prêmio de craque da competição e a vice-artilharia com 8 gols, atrás apenas da companheira de equipe Thais.

“Com certeza o coletivo fez toda a diferença. Nesses poucos dias de competição são muitos jogos e ter um elenco grande e forte foi o que nos sustentou e nos fez forte até o final. O gol é só consequência do trabalho”, disse Camila após a conquista do título.

Eliberto Stein, criador da jovem equipe de futsal que teve sua profissionalização apenas no ano passado, falou sobre a verdadeira importância que o projeto tem para a comunidade que acompanha a equipe no Paraná.

“Ser campeão da competição faz parte do sonho das meninas, mas o mais importante de tudo é inspirarmos crianças e adolescentes. Nosso projeto em escolas começou esse ano nos bairros mais pobres de Cascavel. As meninas da nossa escolinha, ao final de todo jogo, vêm abraçar nossas atletas e tirar fotos. É para dar esse bom exemplo que realmente queremos jogar”.

Foi o segundo título expressivo da equipe em 2022, que já havia vencido a Taça Brasil/foto: Christian Rizzi