Colecionar figurinhas: paixão tão grande quanto o futebol

Por Andressa Machado, Elisson Bitencourt, Elise Souza e Daiane Brites

Com a população mundial em ritmo de Copa e o futebol em evidência, o álbum de figurinhas da Panini virou uma febre entre os torcedores. O álbum foi lançado nas bancas dia 4 de abril, e consiste em 640 cromos no total, sendo que 40 destes são especiais metalizados. Além disso, ele está disponível nas versões normal e deluxe, sendo este segundo um modelo com capa dura.

Álbum oficial de figurinhas da copa. Foto: Andressa Machado

Álbum oficial de figurinhas da copa. Foto: Andressa Machado

Para completar o álbum, o valor que tem de ser investido não é baixo. O colecionador deverá desembolsar, em média, R$ 130,00, pois cada envelope com cinco figurinhas custa R$1,00. Para quem quer economizar – e também socializar -, sempre existe a possibilidade de trocas, inclusive estão acontecendo encontros organizados por colecionadores para trocarem suas figurinhas repetidas.

Os colecionadores são das mais variadas idades, classes e etnias. Há desde crianças bem pequenas que fazem o álbum com seus pais, até idosos que também entraram na brincadeira.

Victor Pereira, Kéven Quincoses, Victor Lannes, Carlos Neto, Jean Quincoses e Eduardo Costa disseram que colecionar o álbum já se tornou um hábito, pois o fazem desde pequenos. “Meu primeiro álbum foi o da copa de 2006, eu tinha 10 anos! É sempre muito legal tu ficar numa expectativa misturada com emoção, de cada pacote aberto ou cada troca, tu ir completando o álbum”, disse Victor Pereira. Já Victor Lannes prefere a sensação de abrir o pacotinho, “quanto à completar, é igual a uma partida, a maior emoção é enquanto a bola tá rolando, depois que o juiz apita pela última vez, acaba”, comentou.

Já quanto aos encontros de trocas, as opiniões são contrastantes. Kéven e Victor Lannes não foram a nenhum deles, pois acharam que seria fácil demais. Por outro lado, Victor Pereira, Carlos, Jean e Eduardo aproveitaram a oportunidade para efetuar o maior número de trocas e conseguir uma grande quantidade de figurinhas, e inclusive Jean disse ter conseguido completar seu álbum e de um amigo por meio destes eventos.

Além do álbum de figurinhas físico, os colecionadores ainda têm a oportunidade de completar o álbum virtual da Copa do Mundo. Lançada em 15 de abril, a versão virtual está hospedada no site da FIFA. Nesta versão, o número de cromos é reduzido, sendo possível colecionar 11 jogadores de cada seleção participante da Copa e outros 40 cromos que não possuem jogadores (mascote, bola, troféu, logotipo das confederações) tendo como diferencial as figurinhas dos fãs de cada pais.

No momento, já são mais de dois milhões e meio de usuários que estão colecionando o álbum virtual da Copa do Mundo. O primeiro usuário a completar o álbum foi “OrdepCM”, residente na Indonésia, ele utilizou 507 figurinhas e levou 12 dias para finalizá-lo.

Na versão virtual, os pacotes são obtidos por meio de códigos que vêm impressos nas figurinhas físicas, respondendo perguntas, ao completar uma equipe e também é possível fazer trocas com outros usuários. Além disso, a Fifa anunciou que quem conseguir completar todas as figurinhas até o dia 31 de agosto, concorrerá a 50 álbuns na versão deluxe e 200 códigos para baixar um conjunto de dez figurinhas especiais.

Sem título

Encontros para troca de figurinhas estão cada vez mais frequentes. Foto: Divulgação

Figura repetida? Mais diversão

Seja o que para alguns é baixo custo, pela natural paixão pelo futebol ou pela competitividade com os amigos, o desafio de completar o álbum se tornou o principal hobby de milhares de brasileiros. O fenômeno ganhou as ruas, e com uma mãozinha das redes sociais lançou uma nova tendência entre os colecionadores: grandes encontros em locais públicos para a troca de figurinhas.

Fazendo uma busca rápida no site de buscas Google, é fácil achar uma série de pontos de encontro com datas e horários marcados em todo o país, que reúnem pessoas de todas as idades e movimentam capitais e cidades do interior. Em Pelotas, os locais escolhidos pelos aficcionados foram o shopping e o tradicional calçadão.

A estudante de Educação Física, apaixonada por futebol, Martina Burch, que monta os álbuns da Copa desde 1998, quando ainda era criança, conta que já se tornou um hábito tentar completar os álbuns a cada quatro anos. “Quando a busca é por um maior número de figurinhas, é sempre mais emocionante, antes eu estava enlouquecida. Agora que faltam apenas duas, perdi a vontade”, conta.

Mas também há aqueles, que mesmo tendo finalmente completado o álbum, ainda não perderam o ânimo. É o caso de Fernando Amaral, que impulsionado pelo fato da Copa ser sediada, neste ano, no Brasil, resolveu aderir à onda pela primeira vez. “Vou guardar como recordação, e quem sabe mostrar para meus filhos e netos, contar a eles a história da copa no Brasil, que eu presenciei”, diz.

Fernando, que começou a trocar figurinhas com os amigos no futebol, passou a frequentar os pontos de encontro quando a busca se tornou mais difícil e somente lá conseguiu a tão sonhada 276, estampada com o craque uruguaio Forlan, responsável por completar a coleção depois de um mês.

E quem pensa que a empolgação toma conta apenas dos brasileiros, engana-se. De passagem pelo Brasil, o intercambista alemão Milan Heilmann também se viu contagiado. Depois de comentar o interesse por colecionar as figurinhas do mundial, foi presenteado pelos amigos com o álbum e desde então, a brincadeira virou vício.

O alemão também entrou na brincadeira. Foto:

O alemão Milan Heilmann também entrou na brincadeira. Foto: Elise Souza

O estudante de Engenharia Econômica da Universidade de Trier, que já visitou diversos países, conta que além do interesse por conhecer uma nova cultura e aprender uma nova língua, escolheu o Brasil como destino por se tratar do país sede da Copa do Mundo. “Resolvi colecionar pela primeira vez depois de adulto porque estou no país da copa. Sempre tive vontade e dessa vez finalmente tive oportunidade já que tinha mais tempo para me dedicar”, afirma.

O alemão, que espera os amigos no Brasil para assistir a um jogo de sua seleção, lembra que ficou surpreso ao ver o grande número de pessoas reunidas para as trocas. “Nunca vi tanta gente trocando figurinha como aqui, foi até engraçado quando contei isso para os meus amigos”, brinca.

Muitos colecionadores completaram seus álbuns antes mesmo do início do mundial, mas ainda há os que continuam sua busca, que provavelmente não terminará tão cedo, já que foram lançadas, na quarta-feira, dia 18, 71 novas figurinhas para substituir os jogadores que estão no álbum, mas não foram convocados.  Um pequeno aperitivo para aqueles que já estão ansiosos por uma nova corrida daqui a quatro anos.

Comentários

comments

Você pode gostar...