46º Feira do Livro de Pelotas inicia e traz como tema o primeiro jornal negro pelotense

Vilson Farias é o patrono desta edição da Feira. Foto: arquivo pessoal

Por Nágila Rodrigues

O ano é 1907, momento em que os ares republicanos sopravam, ainda jovens, pelo Brasil e traziam consigo os primeiros valores democráticos. Mas também carregavam os princípios do branqueamento e da marginalização dos negros recentemente libertos e dos já nascidos livres. Neste contexto nasce o primeiro jornal impresso pelo Movimento Negro Pelotense,  A Alvorada.

A Alvorada foi o primeiro jornal publicado pelo Movimento Negro pelotense. Imagem: reprodução

Em 2018, a 46º Feira do Livro de Pelotas, que tradicionalmente ocupa a principal praça da cidade, a  Coronel Pedro Osório, iniciou no dia 1º de novembro, como o tema A Alvorada: imprimindo o alvorecer dos negros em Pelotas e também trazendo como patrono o advogado pelotense, Vilson Farias. O intuito do evento é destacar a presença negra no âmbito literário da cidade.

A Alvorada circulou até 1965, e teve como um de seus fundadores, Antônio Baobad, ex-escravo que foi liderança operária e étnica em Pelotas. O jornal era semanal e tinha como objetivo contemplar em suas páginas a população negra e operária da região, divulgando eventos, denúncias e discussões em torno do sindicalismo voltado para a questão racial. O periódico passou a ser uma fonte de articulação política com discussões a respeito da negritude brasileira, participando como espaço de divulgação da Frente Negra Pelotense.

Vilson Farias é um grande nome do Direito pelotense que aponta em seus estudos a legislação que rege a questão racial, propondo discussões sobre o acesso da população negra ao Judiciário. Ele é autor do livro Racismo à Luz do Direito Criminal, lançado em 2015.

Movimento no primeiro dia foi tímido. Foto: Nágila Rodrigues

Durante a tarde, o público do primeiro dia de feira foi um pouco tímido, mas quem passou pela Praça Coronel Pedro Osório pôde conferir todas as bancas já montadas e equipadas com os principais lançamentos nacionais e pelotenses, o espaço também conta com praça de alimentação e apresentações artísticas integram a programação do evento. A 46º Feira do Livro de Pelotas vai até o dia 18 de novembro e a abertura oficial acontece hoje (2), às 19h.

Neste feriado prepare-se para conferir:

15h – Teatro de Fantoches Tia Mirian

16h – Nicolas Lacks Acordeonista

18 – SLAM das Mina

19 – Grupo Escolar Eraldo Giacobbe

19 – Abertura Oficial da  46º Feira do Livro de Pelotas

21h – Cecília Tres e Grupo

A programação completa no site da Prefeitura.

Comentários

comments

Você pode gostar...