A Menina Índigo

Imagem: Google/Reprodução

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Sofia (Letícia Braga), de sete anos, é uma garota que tem enfrentado problemas na escola, por não se interessar nas matérias ensinadas. Após se trancar em uma sala e pintá-la por completo, seu pai Ricardo (Murilo Rosa) é chamado ao local. Meio afastado dela devido ao trabalho como jornalista, ele se reaproxima, após Sofia pedir para morar com ele. Aos poucos, ele percebe que Sofia é especial, não só uma criança bastante espontânea, que se manifesta através da pintura, mas que também possui o dom de curar pessoas doentes.”

Quase não houve marketing sobre A Menina Índigo. Uma lástima. Filme nacional, com atores globais, mas principalmente uma história séria, bonita e bem contada. Aliás, o cinema nacional tem evoluído muito. O tema comedia foi abandonado um pouco, para dar lugar a bons dramas e filmes mais sensíveis. E é o caso desse, especificamente.

Fui assisti-lo por indicação de uma funcionária do Cineflix do Shopping Pelotas, que afirmou que a procura era intensa. E não me arrependi. Por isso indico para aqueles que gostam do tema.

O filme tem direção de Wagner de Assis, o mesmo de Nosso Lar. No elenco a excelente Letícia Braga, que já encantava em Detetives do Prédio Azul, arrasa. Seu desempenho faz com a história seja verossímil.

Sofia é filha de pais separados e tem se mostrado arredia na escola, porém quando fica sozinha solta toda sua energia em pinturas, não em telas, mas por onde conseguir espalhar tintas.

Ela é uma menina terna, ama a natureza, não aceita comer carne “porque o boi é namorado da vaca que nos dá o leite”, segundo suas palavras. Sonha em ver seus pais juntos novamente e desiste de ir à escola para “curar” seu pai.

Índigo, para mim, era apenas uma cor. Então fui procurar esse segundo sentido e descobri que são crianças especiais, vistas pela parapsicologia como uma nova geração com habilidades peculiares e que têm por objetivo, a implantação de uma “Nova Era” na Humanidade.

O drama de Ricardo e Luciana (Fernanda Machado), seus pais, é exatamente entender essa menina, que transborda alegria, ama as cores e quer transformar o que toca com sua luz.

E por ser tão doce e generosa, tem também o dom da cura. Principalmente a cura da alma, pois o que difere uma criança índigo de outra é sua consciência moral sobre tudo. E o índigo vem da cor de sua aura.

Ricardo leva a filha a vários médicos que insistem em remédios, mas ele é contra esse tipo de tratamento, até porque percebe que sua filha é uma menina normal.

Mas é o colega de Ricardo, o jornalista Geremias (Eriberto Leão) que descobre o dom de Sofia e faz uma matéria sobre ela, colocando-a como capa de revista.

Delicado, sensível e bonito, A Menina Índigo tem uma linda mensagem. No fim podemos ouvir a voz da finalista do The Voice Kids, Rafa Gomes, cantar Sal da Terra, de Ronaldo Bastos e Bete Guedes.

Nota: 9,5.

Confira o trailer aqui!

Comentários

comments

Você pode gostar...