1º Congresso de Gênero e Diversidade Sexual é realizado em Pelotas

Imagem 1: Arte do evento. Imagem: Facebook/Reprodução

Por Ana Maria de Oliveira

Entre os dias 6 e 9 de novembro, ocorreu na cidade o 1° CONGEN, Congresso de Gênero e Diversidade Sexual, em uma parceria do Núcleo de Gênero e Diversidade da UFPel com a IV Jornada da Diversidade Sexual – evento bienal promovido pelo Instituto de Ciências Humanas.

O evento, que marca o lançamento do NUGEN/UFPel, tinha como tema “Por Uma Universidade Mais Generosa” e promoveu o fortalecimento das pautas sobre gênero e diversidade, além das trocas socioculturais e do alinhamento entre comunidade universitária, parceiros externos e sociedade em geral.

Por meio de mostras artísticas, apresentações de trabalhos, debates e audiências públicas com movimentos sociais, o 1º CONGEN marcou também a necessidade de discutir a temática, muito por conta da onda do conservadorismo político que atinge não só o Brasil, como o mundo.

Imagem 2: Brechó Curicas Generosas, das trabalhadoras terceirizadas da UFPEL, em exposição no Largo do Mercado. Foto: Ana Maria de Oliveira/Em Pauta UFPEL

De acordo com Eliane Pardo, coordenadora do NUGEN e uma das organizadoras do evento, as discussões são importantes para marcar a existência do Núcleo e de seus participantes como parcela da sociedade, ainda que ela insista em não reconhecê-los. “Fizemos uma rede grande de apoiadores, para mim foi um grande ganho. A vinda de cinco campi dos institutos federais, com alunos expositores de trabalhos, acabou agregando mais ao evento. Tudo isso trouxe uma discussão necessária”, afirma.

A abertura do evento, que aconteceu no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel, contou com uma mesa sobre Educação e Sexualidade composta por Eliane Rose Maio, sexóloga que trabalha com a temática na escola, e Paula Ribeiro, coordenadora do grupo de pesquisa Sexualidade na Escola, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Uma das ações do evento, que encerrou no dia 9, é a exposição “Somos Todos Humanos”, de Eduardo Devens, que propõe ao público mostrar que todos somos iguais, dentro de nossas particularidades. A exposição segue aberta ao público até o dia 18/11, no Museu do Doce, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8.

“Somos Todos Humanos”, de Eduardo Devens, em exposição no Museu do Doce. Imagem: Eduardo Devens/Arquivo Pessoal