Museu do Doce: espaço vazio cheio de histórias

No Casarão 8, centro da cidade de Pelotas, encontra-se o Museu do Doce. O Museu está ali, porém, falta seu conteúdo. 

por Martina Mombelli e Ricardo Leite

Museu e os eventos

Reformado em 2011, o prédio tornou-se casa para o Museu do Doce, atendendo uma reivindicação antiga do setor, que pedia um local para exposição, eventos e venda do produto mais famoso da cidade de Pelotas.

Segundo a diretora do Museu, Noris Leal, o local tem se mostrado à sociedade através de eventos diversos, participação ativa na Fenadoce e inclusive o lançamento de um livro, chamado “Doces Sentidos”. O livro contém  informações, receitas e poesias e foi apresentado no museu durante o Festival Gastronômico da Fenadoce.

Imagens do Casarão em 2009 e 2011 respectivamente (imagem: acervo Casarão 8)

Imagens do Casarão em 2009 e 2011 respectivamente (imagem: acervo Casarão 8)

Sem acervo permanente

Em atividade há dois anos, o espaço ainda está à espera de seu acervo permanente, mas a diretora é contundente: “A nossa participação em eventos foi constante, e mobilizaram a população para a cultura do doce.”.

O acervo permanente está em processo de estudo, e os contatos com expositores e estudiosos sendo feitos. Não há por agora previsão de exposições permanentes, porém, o espaço continuará sendo utilizado para eventos de curta duração. Até lá, as amplas salas do Casarão 8 permanecerão vazias.

Casarão 8 atualmente (imagem: EduardoBKickhofel - TripAdvisor)

Casarão 8 atualmente (imagem: EduardoBKickhofel – TripAdvisor)

 

História

A casa em estilo neocolonial foi edificada em 1878, e passou por diversos momentos, servindo inclusive de Quartel e espaço de detenção durante a Ditadura Militar (mas isso é para outro post). Mais recentemente foi instalação de repartição pública.

Em 2009, foi comprada pela UFPel e teve sua restauração realizada em 2011, aprovada e acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Após isso, foi entregue para a instalação do Museu do Doce, que permanecerá neste lugar histórico mesmo se mudar o proprietário.

Saiba mais:

Informações sobre o Casarão 8: https://casaraooito.wordpress.com/

Página no Facebook do Museu do Doce: https://www.facebook.com/museudodoce

Comentários

comments

Você pode gostar...