The Castaways faz show grunge gratuito no Galpão Satolep

A banda pelotense animou a madrugada dos jovens da cidade no último domingo (25) com suas músicas autorais e clássicos do grunge

Por Ridley Madrid / Em Pauta

No dia 25 de fevereiro, a banda de “The Castaways” reuniu a comunidade de música alternativa de Pelotas em um evento gratuito para estudantes na casa de eventos “Galpão Satolep”, localizada na região do Porto. O grupo apresentou as músicas de seu novo disco, “Art Lives On”, além de diversos covers de clássicos do grunge, que somaram perfeitamente com a sonoridade da banda, para levar o público de volta aos anos de 1990. O evento foi uma iniciativa do estabelecimento, que visa incentivar o cenário underground da cidade.

A The Castaways é uma banda que nasceu ainda na pandemia, em 2021, representando o cenário alternativo de Pelotas em sua melhor forma através da sonoridade que varia entre elementos do grunge, emo e rock dos anos 1960. Em entrevista, eles contam que o início aconteceu “a partir de um antigo projeto que acabou”. Aos poucos, novos integrantes começaram a compor o quarteto até chegar na formação atual, composta por Ricardo Aquino, baixista; Andrei Lerm, baterista; Everton de Cunha, guitarrista; e Lucas Alves, vocalista e guitarrista.

Banda underground foi atração no domingo (25). Foto: Ridley Madrid

Na apresentação, a banda tocou músicas de seu álbum de estreia, lançado no final de 2023, que é uma passagem de ida para Seattle, nos Estados Unidos, na década de 1990. A sonoridade do grupo torna-se ainda mais marcante pela virilidade e energia depositadas tanto no palco quanto nas versões em estúdio das músicas. Para deixar a ocasião ainda melhor, não faltou elogios sobre o carisma de Ricardo e a intensidade frenética de Andrei que, aliás, ganhou diversas comparações ao icônico ex-baterista do Nirvana e atual líder do Foo Fighters, Dave Grohl.

O estudante de Letras, Theodoro Jalil, conta como foi ouvir a banda ao vivo pela primeira vez: “Em algumas transições entre as músicas era difícil notar se a banda estava tocando algo autoral ou um cover. O que era incrível, porque eu amo todos os covers que eles tocaram.”

Setlist contou com diversos sucessos da banda e do grunge. Foto: Ridley Madrid

Além das músicas autorais, a banda executou com perfeição grandes clássicos dos anos 1990, entre eles, sucessos do Blur, Foo Fighters, Nirvana, Queens Of The Stone Age e Muse. Com uma mescla entre músicas autorais e covers, a animação ficou lá no alto o show inteiro e cumpriu a promessa feita por Everton antes do show: “A gente vai trazer covers que representam o nosso som […] e vamos dar 100% nós. Esperamos que a gurizada curta, porque vai ser bem divertido tocar no Galpão depois de tanto tempo.”

Eventos como esse são fundamentais para a promoção da cultura e incentivo às bandas da cidade e da região. A ideia de promover espetáculos gratuitos para os estudantes promove a divulgação das bandas, além de contribuir com a democratização do acesso a esses lugares. Essa simbiose de fatores garante que as bandas da cidade continuem ativas, além de divulgá-las e incentivar novos artistas.

Conheça o Galpão

A casa de eventos Galpão Satolep nasceu a partir do cenário underground e era o local de encontro de muitos jovens alternativos. No entanto, com o tempo o local deu espaço a outros estilos musicais, o que foi fundamental para sua manutenção. Lucas, vocalista da The Castaways, conta sobre como é estar dentro desse movimento hoje em dia: “É um evento totalmente ‘faça você mesmo’. A gente teve apoio de pessoas como o Rubira. A gente também tem o apoio do Madrina (Bar de Pelotas). É muito nesse sentido: um tem que ajudar o outro. A gente também já fez show com o Marinas (Banda underground de Pelotas).”

Apesar de menos frequente, o local ainda é a casa para muitos eventos de música alternativa e contribui para a preservação da cena underground, ao lado de locais como a “Ocupação Canto de Conexão”, onde acontecem diversos festivais, muitos deles, organizados por Marcelo Rubira, um dos principais nomes da cultura alternativa na cidade há anos.

Além de fomentar a cultura, diversas amizades nascem em lugares como o galpão, o que colabora para a mistura de culturas e desenvolvimento de novas histórias. O local reúne e abraça públicos que, muitas vezes, sentem-se deslocados. A existência desse é imprescindível para a inclusão, descoberta e identificação desses jovens, além de poderem ter o contato com artistas independentes da região.