Jornalismo em movimento

Com auditório lotado, os jornalistas Nauro Júnior, Gabi Mazza e Vinicius Peraça mostraram aos alunos de jornalismo da UFPel que uma nova comunicação é possível.

Na imagem Gabi Mazza, Vinicius Peraça e Nauro Júnior – Foto: Everson da Martha

Everson da Martha / Em Pauta

Na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, o auditório da reitoria do Campus Anglo aconteceu a palestra “Comunicação em Movimento: o jornalismo além do convencional” com a equipe da Satolep Press, formada pelos jornalistas Nauro Júnior, Gabi Mazza e Vinicius Peraça, além da estagiária Bruna Meotti. Ao longo da palestra foi feito um comparativo entre a evolução da tecnologia e o desenvolvimento da empresa.

A palestra teve o intuito de contar a histórias, seja a da empresa e como histórias de vida, como a da Sofia, filha de Nauro e Gabi, que nasceu prematura em 2005, fazendo com que a a mãe que aquela altura era assessora parlamentar, mas em razão da doença da filha tomou a decisão de largar o trabalho com assessoria direta para trabalhar em casa, em uma era pré home office.

Nesta época Nauro Júnior era fotógrafo do jornal Zero Hora e os dois foram tocando a agência juntos, um ponto importante tocado por Gabi foi o que ela em o marido são diferentes no ponto das tragédia humanas enquanto ela não gosta, Nauro gosta dessas histórias, tanto que foi o autor do livro sobre a tragédia do ônibus do Brasil em 2009.

Em 2012, Nauro deixou a Zero Hora e se passou a se dedicar apenas aos trabalhos na agência Satolep e o primeiro cliente foi o músico nativista Joca Martins, onde até um cavalo foi usado na apresentação.

Já Vinicius Peraça que ingressou na agência em 2023, ele fez um paralelo das transformações na comunicação, ainda salientou no final que cada vez mais as redações dos grandes jornais dependem das agências.

A agência Satolep Press é responsável por projetos nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação, coberturas jornalísticas, documentários e outros projetos no audiovisual. Além disso, desde 2021 é também uma editora com o lançamento do livro “O naufrágio de um mar doce”.

Destacam-se também as expedições a bordo do fusca, que percorreu a América do Sul e foi até a Rússia, durante a Copa do Mundo FIFA 2018, sendo destaque no principal veículo de comunicação russo.

Para o futuro a ideia é uma sede móvel, em um ônibus já adquirido e uma nova ida a uma Copa do mundo de fusca, está em 2026 na edição da América do Norte (México, Estados Unidos e Canadá).

Em relação ao futuro, Vinicius Peraça diz que nada substituirá o jornalismo nem mesmo a inteligência artificial porque ela não substitui o conteúdo com ideias e a capacidade de comunicar das pessoas.

Comentários

comments

Você pode gostar...