Farroupilha leva a melhor em novo teste para a temporada

Equipe pelotense derrotou o Union Sport Club pelo placar de 4×2
Aproveitando o fim de semana sem jogos da Copa Francisco Novelletto, primeira competição disputada pelo Farroupilha no ano, o time do fragata disputou um jogo treino contra a equipe amadora de futebol do Union SC, do bairro Santa Terezinha.
O Farrapo foi para o jogo com o objetivo de ajustar a equipe que sofreu uma derrota por 3×0 para o São Paulo de Rio Grande no estádio Aldo Dapuzzo em um amistoso preparatório na última quinta (17).
Mesmo considerando a diferença técnica de um time como o São Paulo, que disputa a divisão de acesso, para o adversário desta tarde de domingo, pode se dizer que a amostragem dos jogadores na partida contra o Union foi satisfatória, além da rodagem do elenco, que foi todo substituído ao longo da partida, não apontar uma queda significativa na qualidade de jogo do fantasma.
Durante quase toda a partida a equipe da casa teve domínio das ações ofensivas na partida e conseguiu trabalhar a bola com calma pelo chão e conseguiu sua primeira grande chance logo aos 7 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Lelê acertou a trave ao receber um passe em profundidade do meia João.

Virada

Mas apesar do bom início do Farroupilha, o primeiro gol da partida foi do Union. Aos 15 minutos, após o volante Matheus Correa errar um passe lateral simples na intermediária a equipe visitante conseguiu armar uma trama pela esquerda até aparecer a chance do chute que ainda contou com desvio para tirar o goleiro Bruno Freda da jogada.
Nos minutos seguintes o meio campista João, que inicialmente jogou pelo lado direito, mas sempre caindo para o meio e criando condição para a ultrapassagem do lateral, se tornou o jogador mais participativo do jogo. Teve duas boas chances aos 20 e aos 30 minutos. Na primeira, adiantou demais ao ficar de cara para o goleiro e facilitou a saída para a realização da defesa, e na segunda, mandou um chute forte já de dentro da área que passou tirando tinta do travessão.
Se passaram muitos minutos com um domínio do Farroupilha mas sem nenhuma finalização no alvo, até que aos 46 minutos o goleiro do time visitante não conseguiu segurar um chute mascado de Rafinha e Tailer apareceu quase que debaixo das traves para completar.
Dois minutos depois, em um lance de escanteio, veio a virada do fantasma. Tailer dessa vez foi o garçom ao mandar a cobrança na cabeça de Lelê para o atacante marcar e o Farroupilha descer ao vestiário com a vantagem.
Na volta do intervalo foram 6 trocas no time do Fragata, inclusive no gol. Ao longo do segundo tempo, todos os jogadores foram substituídos e o técnico Gregory Macedo pode aproveitar a chance de testar todas as peças à disposição.
Com 8 minutos do segundo tempo tivemos o empate da equipe visitante. Uma bola longa enfiada por baixo furou a linha de defesa do Farroupilha, o goleiro se precipitou ao se adiantar, foi driblado e cedeu o segundo gol.
Aos 12, João acertou um belo passe por elevação para Gustavo, que havia entrado apenas 2 minutos antes, deixar o seu. 3×2.
Se João foi destaque na primeira etapa, o jogador que mais chamou atenção na segunda metade do jogo foi o lateral direito Sorriso, que se mostrou um ótimo apoiador e chegou à linha de fundo por diversas vezes. Em uma dessas oportunidades, aos 30 do segundo tempo, ele descolou um cruzamento certeiro para o camisa 7 Kali fazer o gol que deu números finais ao jogo. 4×2 para o Farrapo.

Terceirona

O desempenho do time foi visto com bons olhos pela torcida do fantasma. Logo após o jogo, ao ser perguntado sobre a possibilidade do elenco atual conseguir a vaga para a disputa da divisão de acesso no ano que vem, um torcedor respondeu: “Seguindo nessa pegada, acredito que vamos subir”.
O próximo compromisso da equipe do bairro Fragata é pela segunda rodada da Copa Francisco Novelletto contra o Rio Grandense fora de casa no próximo sábado (26). A competição foi organizada por 4 equipes (Farroupilha, Rio Grandense, Rio Grande e Elite) visando a preparação para as competições que estão por vir no calendário do futebol gaúcho. Segundo a FGF, a popular “Terceirona” tem início marcado para o dia 5 de junho, enquanto o início da Copa da Federação Gaúcha está marcado para 24 de agosto