Colóquio de Jornalismo recebe profissionais da TV, Rádio e Webjornalismo

Por Juliana Santos e Jean Carlo dos Santos

Na última terça (27), professores e estudantes de jornalismo ouviram as impressões de radialistas e profissionais da TV da cidade de Pelotas sobre o curso de Jornalismo da UFPel. Representantes da TV Câmara, da TV Embrapa e das rádios Federal FM e Rádio Com debateram junto aos professores do curso as impressões que tiveram ao trabalhar com os estudantes da instituição. O evento acontece durante toda a semana e pretende compreender melhor o perfil do egresso Bacharel em Jornalismo UFPel para aperfeiçoamento do currículo.

NotíciaSobreOColoquio1(500-300)

Foto: Maria da Graça Siqueira

O atual coordenador do curso, Ricardo Fiegenbaum, iniciou a conversa lendo a atual estrutura do curso. O perfil do egresso diz que como produtor intelectual e agente da cidadania, o jornalista formado pela UFPel desenvolve competências para atuar em quaisquer áreas do jornalismo, ciente de que sua formação é um processo contínuo e constante.

Partindo da leitura, a jornalista da Rádio Com, Ediane Oliveira colocou alguns pontos que podem ajudar na nova elaboração do currículo do curso. “Todos os currículos e interesses que recebi para trabalhar comigo, foram de estudantes da Universidade Federal de Pelotas. E não foram poucos”, disse. Segundo ela, os alunos querem se inserir em um local de trabalho e vêem carência disso dentro da universidade, por conta da falta de possibilidades práticas e projetos de extensão no Jornalismo. “Todo jornalista tem a necessidade de trabalhar com as ciências humanas, artísticas, sociais e políticas, isso também pode ser melhor pensado”, indicou Ediane.

O atual coordenador da TV Câmara de Pelotas, Edson Luis Planella, disse que conta com estagiários de jornalismo somente da UFPel e que eles o procuram com ânsia de aprender a parte prática. “Eles possuem fácil relacionamento, uma boa base com a língua portuguesa e senso crítico. O que eles procuram na TV, é a prática”, colocou.

Foi comentado também, pelo representante da TV da Embrapa, que a parte prática deve ser pensada, mas que o senso crítico é o que as empresas procuram. Cada empresa tem a sua definição de editorial, assim, os estudantes devem moldar-se e respeitar às limitações da empresa.

NotíciaSobreOColoquio(500-300)

Foto: Maria da Graça Siqueira

Já na última quarta-feira (28), os palestrantes convidados foram o Diogo Vilela, Adilson Cruz, Pablo Rodriguez e Hélio Freitag. Porém, apenas Diogo Vilela compareceu. Formado há dois anos pela UCPel, ele é diretor e criador do site Canguçu Online, sendo esse o principal veículo noticioso da cidade de Canguçu.

O site foi criado em 2008 por Diego devido a falta de jornais na cidade. Segundo ele “a população não tinha o costume de ler”, o que gerava dificuldades para veículos se manterem ativos por muito tempo. Entretanto, o site cresceu e hoje é uma empresa importante na cidade, servindo de fonte de matérias para outros jornais do estado.

Durante sua palestra, ele relatou que acredita que “as universidades devem abrir a mente dos alunos para o empreendedorismo”, citando exemplos que deram certo em Pelotas, como os sites Esportchê e E-Cult: “Eles identificaram uma demanda e trabalharam a partir daí”. Para o jornalista, áreas como esporte, música, gastronomia, história, eventos, não são noticiados propriamente em Pelotas, e essa carência de informação para o público poderia ser mais bem explorado se houvessem veículos para isso.

Na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), os convidados palestrantes serão estudantes de Jornalismos que já tiveram experiência profissional na área.