O que esperar do Oscar 2024?

A premiação mais importante para o cinema acontece no próximo domingo (10) e tem o filme Oppenheimer como principal candidato a vencer várias categorias

Jimmy Kimmel comanda a cerimônia neste domingo (10). Foto: Divulgação/Oscar

Por Felipe Boettge e Jaime Lucas Mattos / Em Pauta

A cerimônia de premiação da 96ª edição do Oscar, que acontece no próximo domingo (10) no teatro Dolby, em Los Angeles, vai ser transmitida no Brasil pelo canal de televisão fechado TNT e pelo serviço de streaming Max (antigo HBO Max). O tapete vermelho inicia às 19h (horário de Brasília), enquanto a cerimônia começa às 20h e tem previsão de acabar em torno de 23h30min.

A apresentação principal ficará ao cargo de Jimmy Kimmel, comediante que tem seu próprio talk show há mais de 20 anos na TV aberta americana. No Brasil, o comando da cerimônia junto a comentários nos intervalos será da apresentadora Ana Furtado, da jornalista Aline Diniz, especializada em filmes e séries, e da atriz Andréia Horta. Como de costume em transmissões da TNT, a apresentadora Caroline Ribeiro estará em Los Angeles para entrevistar os atores durante suas passagens no tapete vermelho.

Para a apresentação das categorias e entrega dos prêmios, subirão ao palco artistas como Jennifer Lawrence, Ke Huy Quan, Mahershala Ali, Michelle Yeoh, Zendaya, Nicolas Cage, Jamie Lee Curtis, Brendan Fraser, Matthew McConaughey, Lupita Nyong’o, Al Pacino e Jessica Lange, entre outros.

Alguns artistas também subirão ao palco para cantar as músicas indicadas a Melhor Canção Original. As interpretações ficarão a cargo de Jon Batiste, por “It Never Went Away” – do documentário Sinfonia Americana –; Becky G, por “The Fire Inside” – do filme Flamin’ Hot –; e Scott George e The Osage Singers, por “Wahzhazhe (A Song for My People)” – da trilha de Assassinos da Lua das Flores. Há, ainda, as aguardadas performances de dois sucessos do filme Barbie, a de Billie Eilish, com “What Was I Made For?”, e a de Ryan Gosling, com “I’m Just Ken”. Essas duas músicas, aliás, são as mais cotadas para ganhar a categoria de Melhor Canção Original.

Cena do clipe de “I’m Just Ken”, interpretada por Ryan Gosling em Barbie. Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

O Oscar deste ano possui 23 categorias. Oppenheimer é o mais indicado, com 13 nomeações, seguido de Pobres Criaturas, com 11 indicações. Assassinos da Lua das Flores e Barbie vêm logo atrás com dez e oito indicações, respectivamente.

A maior categoria do Oscar, a de Melhor Filme, tem dez indicados. Ficção Americana, Anatomia de uma Queda, Barbie, Os Rejeitados, Assassinos da Lua das Flores, Maestro, Oppenheimer, Vidas Passadas, Pobres Criaturas e Zona de Interesse são os filmes contemplados com uma nomeação. A principal aposta de vitória é Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan.

Cillian Murphy interpreta o físico J. Robert Oppenheimer na principal aposta de Melhor Filme. Foto: Divulgação/Universal Pictures

Dessa forma, o grande destaque em indicações também foi a terceira maior bilheteria mundial de 2023 e protagonista do maior fenômeno cinematográfico do ano, o Barbenheimer. Um movimento que surgiu a partir da estreia mundial dos dois filmes, Oppenheimer e Barbie, dividindo o mesmo dia, permitiu que uma divulgação natural dos dois filmes surgisse a partir do público e de sua “rivalidade”. Apesar do impacto para ambos os filmes, o maior beneficiado desse acontecimento foi o filme de Nolan, que ganhou um alcance muito maior do que o projetado para sua exibição nos cinemas.

Com tudo isso, o filme, assim como Barbie, fez todo o alarde se valer com o material que apresentou. Mesmo sendo um filme com tudo que o Oscar costuma premiar, como a recriação de um momento histórico, uma história estadunidense e a temática de guerra, a jornada até a bomba atômica se justifica em um papel de destaque através de seus próprios méritos como história e produção cinematográfica. Além de tudo isso, a consolidação do filme como um sucesso de premiação pode ser considerada o passo final para que Christopher Nolan tenha sua carreira como diretor premiada com o que ainda lhe falta, um Oscar. Algo que outras de suas obras não conseguiram o fazer alcançar, como A Origem (2010), Interestelar (2014), Dunkirk (2017), e a trilogia Batman (2005-2012).

Nas categorias que contemplam os melhores do ano no campo da atuação, temos um favoritismo para os atores coadjuvantes Robert Downey Jr. (Oppenheimer) e Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados). Qualquer vitória além deles será uma surpresa. Já na categoria de Melhor Ator Protagonista, os favoritos são Paul Giamatti (Os Rejeitados) e Cillian Murphy (Oppenheimer), com mais chances deste último vencer.

A maior disputa desta edição do Oscar, no entanto, está na categoria de Melhor Atriz Protagonista, em que há uma grande competição entre Emma Stone (Pobres Criaturas) e Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores), duas atrizes que foram um espetáculo de atuação em seus filmes. Gladstone interpreta uma herdeira de terras ricas em petróleo e carrega o filme nas costas, enquanto Stone interpreta uma versão moderna de Frankenstein, na qual cada característica da personagem é transmitida com maestria pela atriz. A vitória pode ficar com Lily, tendo em vista a sua vitória no SAG Awards, premiação do Sindicato dos Atores dos EUA, que aconteceu no dia 24 de fevereiro, mas uma vitória para Emma não é descartada.

Emma Stone pode levar prêmio por sua interpretação da excêntrica Bella, em Pobres Criaturas. Foto: Divulgação/Searchlight Pictures

Nas categorias de roteiro, Oppenheimer e Ficção Americana disputam o prêmio de Roteiro Adaptado, destinado a filmes que são baseados em outra obra, como Barbie – embora o enredo seja original, os personagens são baseados em algo pré-existente. Oppenheimer deve vencer. Já em Roteiro Original, o vencedor da noite deve ser Anatomia de uma Queda, filme francês, protagonizado por Sandra Hüller, que tem uma narrativa contada em maior parte durante o julgamento da personagem de Sandra, que é acusada pelo assassinato do marido. A narrativa consegue transformar um cenário que poderia ser monótono a um grande espaço de conflito, dúvidas e esclarecimentos, movimentando a trama.

Com relação às categorias técnicas que dizem respeito à estética visual, Barbie e Pobres Criaturas disputam pela vitória em Melhor Figurino e em Melhor Direção de Arte, enquanto Maestro e Sociedade da Neve podem levar a vitória em Melhor Maquiagem. Além dessas, outras categorias técnicas podem premiar Zona de Interesse em Melhor Som, Anatomia de Uma Queda em Melhor Edição e Guardiões da Galáxia: Volume 3 em Melhores Efeitos Visuais.

Na categoria de Melhor Filme Internacional, Zona de Interesse (Reino Unido), Sociedade da Neve (Espanha), Dias Perfeitos (Japão), A Sala dos Professores (Alemanha) e Io Capitano (Itália) disputam uma categoria que parece ter um vencedor óbvio. Isso se deve à indicação de Zona de Interesse à categoria de Melhor Filme, o único da lista que disputa a maior categoria da noite. Dessa maneira, apesar de estragar a surpresa, tudo ainda pode acontecer na noite da premiação, mesmo que tudo indique que a lógica deve prevalecer.

Entretanto, pensando justamente na lista de indicados a Melhor Filme, surge a pergunta do porquê Anatomia de Uma Queda, um filme francês, não aparece entre os indicados. Isso é muito mais simples do que parece: o filme foi preterido pelo comitê Francês, que indicou O Sabor da Vida para representar o país. “Anatomia” sequer entrou na lista final, enquanto sua diretora, Justine Triet, colocou a produção entre os mais indicados da noite e traria uma verdadeira emoção para a disputa dos filmes internacionais.

Já entre os indicados a Melhor Animação, o grande destaque é para o retorno do lendário diretor Hayao Miyazaki, com O Menino e a Garça, o que promete ser o seu último filme. Além dele, o vencedor da categoria em 2019, ganha uma sequência tão impactante e inovadora quanto, com Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Ambos são francos favoritos para levar o prêmio, com Nimona, Elementos e Robot Dreams correndo por fora em busca de desbancar os dois.

Barbie foi esnobado em algumas categorias, incluindo a de Melhor Atriz. Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Por fim, vale-se ressaltar uma polêmica que sempre se torna assunto no Oscar, os esnobados. Neste ano, o que mais se comentou foi a ausência de Margot Robbie em Melhor Atriz e da diretora Greta Gerwig em Melhor Direção, ambas por suas participações em Barbie. Indicações que não teriam sido injustas, mas que se fazem ausente devido ao alto nível de competição dentro dessas duas categorias em específico. Em especial, na categoria de Melhor Atriz, que pode muito bem ter as melhores atuações, em quantidade, em muitos anos. Alguns filmes que não foram lembrados pela academia são: Priscilla, de Sofia Coppola; Ferrari, de Michael Mann; Tartarugas Ninjas: Caos Mutante e Super Mario Bros.: O Filme. Todos esses que facilmente poderiam ter encontrado espaço em pelo menos uma categoria.

Se você ainda tem um tempo antes do Oscar e não sabe quais filmes assistir, indicamos Oppenheimer, Anatomia de uma Queda, Pobres Criaturas, Zona de Interesse e Os Rejeitados, que devem conseguir levar alguns prêmios. Barbie, Sociedade da Neve e Assassinos da Lua das Flores também valem a pena conferir, apesar de correrem o risco de ficar sem qualquer vitória.

Para conferir a lista completa de indicados, acesse o site oficial da premiação (em inglês).

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