Sofá na Rua: mais cultura para Pelotas

Por Manoela Martins Nogueira

Desde Outubro de 2012, a Rua Almirante Tamandaré é palco de um evento que busca incentivar a cultura regional: O Sofá na Rua. Em 2014, uma das mudanças mais significativas veio através da aceitação do evento no Programa de Incentivo à Cultura (Procultura), da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Devido a isso, foram realizadas algumas mudanças na dinâmica do evento. Uma das alterações mais significativas foi a escolha das bandas, que antes era feita por uma curadoria do coletivo, e agora é feita através do portal Toque no Brasil (TNB).

Sofá na RuaORIGINAL2-5x3

Foto: Reprodução (https://www.flickr.com/photos/foradoeixo/)

O Procultura é um programa vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e visa a efetivação de projetos culturais, destacando-se a Literatura, as Artes visuais, a Música, as Artes Cênicas, a Dança, o Artesanato, o Folclore, a Memória, o Patrimônio
Histórico (Artístico, Natural e Cultural) em seu acervo material e imaterial, a Dança, o Cinema e Vídeo, as Manifestações Populares (Culturais e Tradicionais) e outros segmentos amparados ou aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura.

O edital, no qual o Sofá na Rua foi aprovado, teve o seu lançamento em julho de 2012 e 105 projetos inscritos. Além deste evento, outros 17 projetos foram aceitos após análise realizada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concult). No total, o investimento realizado nos projetos será de R$340 mil.

O Sofá na Rua

O Sofá na Rua foi idealizado pela Casa Fora do Eixo, dentro do Festival de Artes Integradas Vira Lata. O evento busca trazer um novo meio de diversão mensal para o público de Pelotas. Durante a tarde e um período da noite, a Rua Almirante Tamandaré é fechada e lotada por expositores, músicos e o público, que têm entrada gratuita.
O diferencial do evento, além de levar cultura à população, é a presença de um ou mais sofás na rua, levando a sensação de maior intimidade e conforto ao público. A cada edição é possível identificar um crescimento no público que prestigia o evento.

A liberação para bloquear o trânsito na via é concedida pela prefeitura, o que permite o aglomerado de pessoas que ocupam também as calçadas e o interior da sede. O Sofá na Rua vem se mostrando um excelente local de integração entre pessoas de diferentes faixas etárias e tribos, onde todos estão unidos pela cultura.

Sofá na RuaORIGINAL1-5x3

Foto: Reprodução

Ao longo de dezoito edições, o evento proporcionou ao público pelotense o contato com diferentes formas de arte, passando por música até grafite. Já passaram por lá diversos artistas e bandas, todas da região. E, em 2014, o Sofá na Rua ainda tem muito mais a compartilhar.

Geralmente, as atrações principais ficam por conta de bandas ou cantores de diferentes estilos. Entre os artistas que já passaram pela Rua Almirante Tamandaré, destacam-se as bandas locais Don’t Sleep e Suburban Stereotype, que levaram o hardcore para o público, o artista pelotense Ian Ramil, que possui um estilo voltado para o MPB, ainda nesse estilo a discotecagem de Helô, uma Dj local e os meninos da Banda Oculto, todos estudantes de música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que trazem em suas canções o estilo de experimentação.

O Sofá na Rua proporciona à população um espaço para mostrar e compartilhar com o público os seus trabalhos. Nas calçadas da rua onde este é realizado, diversas bancas são montadas para expor diferentes tipos de produtos.

Em um pequeno passeio por essas calçadas, o público tem acesso a materiais que não estão disponíveis nas grandes lojas. Bolsas artesanais, bebidas, brincos e dreamcachter são vendidos ali.

Quem Organiza o Evento?

A organização do evento fica a cargo da Casa Fora do Eixo Pelotas, uma organização que surgiu na cidade como Sotaque Coletivo e tem o intuito de fomentar a cadeia produtiva cultural, baseando-se na lógica do trabalho colaborativo e utilizando conceitos da economia solidária. Junto com mais de 100 pontos espalhados por todo o Brasil e America Latina, o coletivo integra o Circuito Fora do Eixo.
Além do Sofá na Rua, a Casa Fora do Eixo Pelotas é responsável pela organização do Grito do Rock, um evento realizado concomitantemente em diferentes cidades durante o período do Carnaval. Vale a pena conferir esse projeto.

O Público comenta
Para o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPel Bernardo Strapason, que já participou de edições do evento, o Sofá na Rua é um ótimo projeto cultural. “O Projeto cria uma inovação e singularidade única pela criatividade empenhada pelos organizadores. É um evento aberto para todas as faixas etárias compartilharem bons momentos de descontração no fim de semana, motivando a busca pela música e pelo artesanato, valorizando a cultura local”.
A estudante de Letras da UFPel Juliete Bonemann nunca participou do evento, mas acompanha a divulgação no Facebook e possui amigos que costumam participar. “A expectativa que coloco em eventos como esse é que contribuam para a disseminação da cultura da nossa cidade e ajudem a promover os talentos que tem aqui e muitas vezes não são reconhecidos ou valorizados.”