Resenha – Meu amigo Enzo

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Denny Swift (Milo Ventimiglia) é um piloto de corridas, com um talento especial para dirigir sob a chuva. Um dia decide adotar um filhote de cachorro, a quem dá o nome de Enzo, em homenagem ao criador da Ferrari. Ele passa a acompanhá-lo em todo lugar que vá, ganhando um apreço especial pela adrenalina das corridas, seja ao assisti-las ao vivo ou pela televisão. Com o passar dos anos, a amizade entre Denny e Enzo sofre profundas mudanças quando o piloto conhece, e se apaixona, por Eve (Amanda Seyfried).”

Esqueça Quatro Vidas de um Cachorro e À Caminho de Casa, dois ótimos filmes que estiveram nas telonas nos últimos anos. A proposta aqui é outra. Embora narrada sob a ótica do cachorro, tudo é visto pela simplicidade de seus pensamentos. Enzo é um golden retrevier muito inteligente e sensível.

Denny tem o sonho de chegar à Fórmula 1 e seu ídolo é Ayrton Senna (aliás é sensacional ouvir o brasileiro ser tantas vezes citado no filme), principalmente pela habilidade de correr na chuva. Habilidade essa que dá nome ao título do livro de Garth Stein e filme no original: The Art of Raicing to the Rain (A Arte de Correr na Chuva).

Os dois estão sempre juntos até que Denny conhece Eve, casa-se com ela e juntos têm uma menina, Zoe. Claro que as atenções agora são divididas. E é através do olhar de Enzo e de sua voz (na real de Kevin Costner), que acompanharemos essa transformação.

O filme tem direção de Simon Curtis e lá pelo meio tem um drama que, diferente dos outros filmes do gênero, não pesa. O olhar de Enzo é melancólico, mas ele tem sapiência.

E a história é encantadora por isso. Há um lado dramático, mas tratado com leveza e serenidade. E o tempero especial fica por conta do tema espiritualidade. Você pode até rir, mas é de imensa reflexão.

Nota: 9

Comentários

comments

Você pode gostar...