Brasil perde invencibilidade de cinco jogos fora de casa

Por Luís Artur Janes Silva

Jogadores de Brasil e Coritiba lutaram muito em campo. Imagem: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo.

Nesta terça (13), o Xavante de Pelotas entrou em campo pela 16ª rodada do turno inicial da Série B do Campeonato Brasileiro. Atuando no estádio Couto Pereira, na capital do Paraná, o rubro-negro foi derrotado pelo Coritiba, que aplicou dois a zero na equipe comandada pelo técnico Bolívar. Com o resultado, o Brasil teve interrompida uma série de cinco partidas sem perder como visitante. Enquanto isso, o Coritiba retomou a vice-liderança do campeonato e conquistou o seu quarto triunfo consecutivo como mandante. O Coxa não perde em casa desde o dia 8 de junho, quando foi batido pelo Paraná, no clássico local.

 

O JOGO

O primeiro tempo de Brasil e Coritiba foi relativamente morno e pode ser dividido em dois momentos distintos. Nos primeiros vinte minutos do enfrentamento, o Xavante conseguiu conter o ímpeto do Coritiba. Marcando atrás da linha da bola e ocupando a meia cancha com cinco jogadores, o rubro-negro fechou os espaços e contou com a indolência dos jogadores do time paranaense, que não conseguiram imprimir velocidade na partida.

Nos primeiros dez minutos de jogo, o Coritiba não incomodou o Brasil, que ainda tentou atacar o adversário, principalmente, utilizando a ala direita e as subidas de Murilo Rangel e Ricardo Luz. Mesmo com este início interessado, ainda assim, o Xavante não assustou o goleiro Alex Muralha.

A equipe paranaense estava tão amarrada, que as suas duas primeiras tentativas de chegar ao ataque, foram proporcionadas por erros do volante Leandro Leite. No primeiro lance, o cada vez menos eficiente volante rubro-negro, entregou a bola nos pés do meia Giovanni, que lançou o artilheiro Rodrigão, que avançou em direção ao gol e chutou para fora. Na segunda falha de Leite, a bola sobrou para Robson, que bateu em cima do zagueiro Bruno Aguiar.

Na segunda parte da etapa inicial, que transcorreu a partir dos 20 minutos e perdurou até o apito final do árbitro, o Coritiba passou a ser mais agudo, dominando as ações e tentando abrir o marcador. Nesta fase do jogo, três lances do time paranaense merecem destaque. Aos 21 minutos, Rodrigão cabeceou após cruzamento da direita e obrigou Carlos Eduardo a fazer uma defesa espetacular. Quatro minutos depois, Robson recebeu lançamento às costas do fraco lateral Ricardo Luz e, sozinho na área, conclui para boa defesa do arqueiro xavante, que mandou para escanteio. Finalmente, aos 40 minutos, Thiago Lopes limpou o marcador e chutou seco para outra intervenção de Carlos Eduardo, que espalmou para escanteio.

Enquanto isso, o Brasil teve apenas o esforço de Cristian para tentar algo no setor ofensivo. Mesmo assim, aos 24 minutos, Ednei bateu uma falta da esquerda, a bola foi rebatida pela defesa do Coxa e sobrou para Murilo Rangel, que arrematou mal. Mas a grande e, talvez, única chance de gol do Xavante na partida, aconteceu aos 48 minutos do tempo inicial, através de Cristian. O jovem recebeu bola na área, limpou dois defensores, e chutou para defesa de Alex Muralha, que mandou para escanteio.

Na segunda etapa, o Brasil deu a impressão que voltaria melhor, pois mudou a sua atitude em campo. Atuando com as linhas mais adiantadas, o rubro-negro contou com uma movimentação maior de Diogo Oliveira, que passou a se apresentar mais para o jogo. Além disso, Cristian passou a ser mais vertical e o centroavante Rafael Grampola começou a buscar mais a bola, atraindo a marcação e tentando abrir espaços na defesa do Coritiba. Esta melhora do rubro-negro, teve o seu ápice aos 11 minutos do segundo tempo, quando Ednei cobrou falta, a defesa do Coritiba se atrapalhou e Leandro Camilo acertou um belo chute, que foi defendido por Muralha, que mandou o balão para escanteio.

Mas a superioridade do Coxa voltou a aparecer após os 15 minutos do tempo complementar e transformou-se em vantagem numérica aos 18 minutos, após cobrança de falta da direita, na qual Juan Alano levantou a bola e a desatenta defesa xavante nada fez para deter Sabino, que tocou sem chances para Carlos Eduardo e abriu o marcador. Com o placar a seu favor, o Coritiba esperou as investidas do pouco inspirado Brasil e passou a explorar os contra-ataques.

Aos 28 minutos, Rodrigão deixou Juan Alano na cara do gol, o atleta arrematou, mas o goleiro do Brasil defendeu, no rebote, Thiago Lopes tentou e Carlos Eduardo evitou o gol do Coxa. Mas, aos 32 minutos, o rubro-negro recebeu o golpe de misericórdia. A defesa xavante se atrapalhou (algo corriqueiro), a bola sobrou para Rafinha, que rolou para Rodrigão, que apenas encostou para Robson, que chutou rasteiro, no canto esquerdo de Carlos Eduardo. Este gol daria números finais ao jogo.

Sem reação, o Brasil teve que se conformar com a derrota diante de um adversário nitidamente superior. Este revés, marcou a quebra de um tabu que durava praticamente três meses, que foi o intervalo de tempo que o Brasil ficou sem perder fora de casa (5 jogos). Após este resultado, o Xavante ocupa a 13ª colocação na tabela de classificação, mas pode perder um posto, caso o Criciúma vença o seu compromisso desta rodada. O Brasil soma 18 pontos e volta a jogar na próxima terça-feira (20), quando enfrentará o São Bento, no Bento Freitas, em confronto que iniciará às 19h15.

Comentários

comments

Você pode gostar...