Brasil joga mal e perde para o CRB

Por Luís Artur Janes Silva 

Nesta terça (10), o Xavante de Pelotas fez o jogo de abertura da 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Atuando no estádio Rei Pelé, na cidade de Maceió, o rubro-negro enfrentou o CRB, que vinha de quatro derrotas consecutivas nos seus domínios. O Brasil não soube aproveitar o mau momento do time alagoano e perdeu o duelo pelo placar de três a um.

Brasil não consegue vencer duelo contra o CRB. Imagem: Jonathan Silva/AI GEB.

O JOGO

O primeiro tempo de Brasil e CRB mostrou um rubro-negro muito frouxo na marcação, permitindo que os alagoanos tomassem a iniciativa da partida. Nos primeiros dez minutos de jogo, os atacantes do Galo de Alagoas foram contidos pelos volantes xavantes, mas depois deste começo sóbrio, os comandados do técnico Bolívar passaram a dar espaço aos jogadores do CRB, que exploraram a bola aérea e ameaçaram a defensiva xavante com regularidade.

Aos doze minutos de jogo, o time alagoano chegou pela primeira vez à meta do rubro-negro. Alisson Farias, ex-Brasil, recebeu a bola na esquerda, trocou para o pé direito e desferiu um potente chute, que acabou sendo espalmado por Carlos Eduardo. No lance seguinte, Léo Ceará tentou uma “bicicleta” dentro da apavorada área xavante, mas o balão sobrou para Felipe Ferreira, que chutou por cima do gol.

Utilizando os lados do campo, o CRB abriu o marcador aos 18 minutos da etapa inicial. Alisson Farias cruzou da esquerda, Felipe Ferreira venceu Daniel Cruz e, na frente de Carlos Eduardo, tocou para o gol. Após a abertura do placar, o Xavante finalmente partiu para cima do CRB, mas ressentindo-se da falta de criatividade da meia cancha (Diogo Oliveira não esteva bem), o rubro-negro não conseguiu furar o bloqueio do time alagoano. Pior que isso, os meias-atacantes do Brasil (Daniel Cruz e Murilo Rangel) foram inoperantes.

Sentindo que o Brasil não agredia, o CRB retomou a iniciativa da partida e teve um pênalti não marcado aos 30 minutos de jogo. Logo a seguir, Felipe Ferreira cruzou e o centroavante Léo Ceará chutou desequilibrado, obrigando Carlos Eduardo a fazer outra excelente defesa. Finalmente, aos 34 minutos, a insistência do CRB é premiada com o gol. Daniel Borges fez um carnaval na ala esquerda de defesa do Brasil, cruzou com o pé direito para a área e a bola encontrou a cabeça de Lucas Siqueira, que cumprimentou o goleiro do Brasil e ampliou a vantagem alagoana.

Perdido em campo, o impotente Brasil assistiu às chegadas dos atacantes do CRB, que chegavam à linha de fundo e levantam o balão em direção do atrapalhado setor defensivo rubro-negro. Antes do término da etapa inicial, o CRB chegou com Léo Ceará, que acertou de bate-pronto após cruzamento de Daniel Borges, fazendo a bola raspar o poste direito de Carlos Eduardo. Aos 39 minutos, Felipe Ferreira ajeitou e desferiu um potente chute, que passou perto do gol xavante.

Desesperado, o lateral Ednei quase fez um gol contra após outro cruzamento do onipresente lateral Daniel Borges. Definitivamente, o apito final da primeira etapa foi um alívio para o Brasil, que não terminou goleado por um mero detalhe.

No segundo tempo, o técnico Bolívar lançou Maicon Assis no lugar de Daniel Cruz, que substituíra o lesionado Cristian. Com a entrada de Maicon Assis, o Brasil passou a jogar no campo de defesa do CRB, pressionando a saída de bola do adversário  e aumentando a posse de bola. Mas este crescimento rubro-negro foi relativo, pois foi permitido pelo recuo estratégico dos alagoanos.

Ainda assim, o Xavante deu esperanças de recuperação ao seu torcedor, que frustrou-se ao perceber que o Brasil continua com um grande defeito, que é a inoperância de seu ataque, pouco municiado pelos jogadores de meio campo. Além disso, quando algum atacante xavante tem chance de matar a jogada, não raras vezes acaba falhando. Ou seja, o rubro-negro tem dificuldades para ser efetivo na sua parte ofensiva.

Mas a melhora rubro-negra rendeu o gol de honra, marcado por Maicon Assis, um dos poucos destaques do time da Baixada nesta partida. Após escanteio batido por Ednei, a bola raspou na cabeça de um defensor do CRB e sobrou para Assis, que chutou sem chances para o arqueiro adversário. O torcedor do Brasil passava a ver uma luz no fim do túnel. Mas as chances da igualdade acabaram dois minutos após o gol rubro-negro, quando Alisson Farias recebeu a bola na entrada da área, avançou e chutou colocado, no ângulo de Carlos Eduardo, que nada pode fazer. O cronômetro marcava 24 minutos do tempo final.

Depois do gol derradeiro do CRB, o jogo ficou feio e teve alguns lances ásperos, que provocaram o declínio técnico da partida. Sem poder de reação, o Brasil não ameaçou a defesa do time alagoano. Com a confirmação da derrota, o Xavante caiu uma posição na tabela, ocupando a 12ª colocação do campeonato, estacionado nos 28 pontos. O Brasil voltará a campo no dia 19 de setembro, quando enfrentará o Figueirense, no estádio Bento Freitas. Este jogo tem início previsto para 21h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...