Projeto de extensão Barraca da Saúde causa impacto na comunidade Cerrito Alegre

Por Jéssica Lopes e Jessica Alves

Inserção do projeto na comunidade por meio de atividades de leitura. Imagem: Jéssica Lopes

No último dia 30, o projeto de extensão Barraca da Saúde esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Joaquina, em Cerrito Alegre, interior de Pelotas. A atividade levou até os estudantes discussões sobre temas relacionados à saúde preventiva, nutricional, ambiental, entre outras.

Elisangela Bonnow, coordenadora da instituição de ensino, aprova os resultados da iniciativa. “O impacto é positivo, por trazer um conhecimento que muitos alunos que moram no meio rural não tinham”, diz. É a segunda vez que o projeto visita a escola. A coordenadora ressalta que, após o primeiro encontro dos universitários com os estudantes da escola, alguns adolescentes procuraram a equipe da instituição para buscar auxílio psicológico.

A inserção da universidade na comunidade trouxe e traz resultados positivos à população, um exemplo é o caso da aluna do curso de Nutrição da UFPel, Aline Scheer, que realizou a mediação entre o projeto Barraca da Saúde e sua antiga escola. Ela destaca que sua participação tem contribuído muito para sua formação profissional e seu desenvolvimento pessoal, permitindo uma troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a social.

Atividade de elasticidade realizada com alunos da pré escola. Imagem: Jéssica Lopes

O projeto Barraca da Saúde é coordenado pelo curso de Enfermagem em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da UFPel. Seu objetivo é promover a integração entre universidade e comunidade. Mesmo com as dificuldades financeiras que a universidade sofre atualmente, o projeto oferece auxílio às comunidades da zona sul que, muitas vezes, carecem de atendimentos como consultas preventivas relacionadas à saúde física e psicológica dos moradores.