Copa do Mundo Feminina 2023 terá campeã inédita

Inglaterra e Espanha se enfrentam no domingo na busca pela consagração em uma Copa histórica

Por Andressa Siemionko Lacerda / Agência Em Pauta

Inglaterra e Espanha se enfrentaram na semi-final da Eurocopa, ano passado. Foto: Getty Imagens

A final da Copa do Mundo Feminina 2023 acontece no domingo (20), às 7h (horário de Brasília). A partida será realizada no estádio Olímpico em Sidney, na Austrália. Nesse ano, a competição terá uma campeã inédita, Espanha e Inglaterra se enfrentam na busca pelo título.

Essa edição da Copa do Mundo Feminina é considerada histórica, pois além do recorde de público a competição superou as 24 participantes das edições anteriores e trouxe 32 equipes neste ano, tornando-se a maior da história das Copas do Mundo Feminina.

No Brasil, o canal no Youtube CazéTV alcançou 1 milhão de visualizações simultâneas no jogo entre Brasil e Panamá, quando a equipe brasileira venceu por 4 a 0. Essa audiência foi a maior da história da plataforma para uma partida de futebol feminino.

A final

A campeã da competição marcada como histórica, entre as edições da Copa do Mundo Feminina, sairá da disputa entre Espanha e Inglaterra. A Inglaterra chegou como uma das favoritas na Copa, isso porque as leoas, como popularmente são chamadas, foram campeãs da última Eurocopa.

Toone, Hemp e Russo marcaram para a Inglaterra na semi-final contra a Austrália. Foto: Getty Imagens

Já a Espanha, não estava entre as favoritas, mas chegou à Copa com uma seleção com base no time catalão, Barcelona, campeão europeu de clubes. Além disso, a seleção espanhola traz promessas, com uma das gerações mais promissoras da história do futebol feminino no país, sendo o campeão mundial nas categorias sub-17 e sub-20.

Na competição, as inglesas estão invictas. Apenas nas oitavas de final, contra a Nigéria a equipe precisou decidir nos pênaltis. Até então, a seleção da Inglaterra sofreu apenas 3 gols e para chegar até a final venceu a Austrália por 3 a 1. As artilheiras da equipe são as atacantes Alessia Russo e Luaren Hemp e a meio-campista Lauren James, com 3 gols cada.

Por sua vez, a Espanha tem o melhor ataque da Copa do Mundo Feminina, somando 17 gols e assim como as inglesas, também tem 3 nomes na artilharia da equipe – as atacantes Alba Redondo, Aitana Bonmatí e Jennifer Hermoso. A Espanha chega até a final, depois de ter batido por 2 a 1 a Suécia, que conquistou o terceiro lugar, na manhã deste sábado (19).

Em um jogo dramático, Carmona marcou aos 44 minutos do segundo tempo e garantiu a vaga da Espanha na final. Foto: Getty Imagens

Além disso, recentemente a Espanha passou por uma crise, quando algumas jogadoras pediram a saída do técnico da equipe, Jorge Vilda. 15 jogadoras haviam enviado um comunicado conjunto onde diziam se afastar da seleção, em setembro do ano passado. Depois de alguns meses, muitas voltaram atrás. Das atletas que se posicionaram a favor da saída do comandante, apenas 6 estão na equipe do mundial neste ano.

A seleção que se consagrar campeã da Copa do Mundo Feminina nesse domingo, fará parte do grupo de campeãs comandado pela seleção estadunidense com 4 títulos, seguido pela Alemanha com dois títulos e pelas seleções do Japão e da Noruega, ambas com um título cada.

Final da Copa do Mundo Feminina 2023

Data: 20/08/2023

Horário: Ás 7h (horário de Brasília)

Local: Estádio Olímpico (Sidney, Austrália)

Como assistir: TV Globo

Comentários

comments

Você pode gostar...