Brasil fica com a segunda colocação na Liga das Nações de Vôlei Feminino

Por Luís Artur Janes Silva

Brasil perde final da Liga das Nações de virada. Imagem: FIVB/ Reprodução.

Neste domingo (07), a seleção brasileira de vôlei feminino decidiu a segunda edição da Liga das Nações, competição que substituiu o antigo Grand Prix deste esporte. Atuando contra os Estados Unidos, o Brasil teve um ótimo início de partida, abrindo dois sets a zero, mas tomou a virada e amargou o vice-campeonato. A Liga das Nações serviu de preparação ao Pré-Olímpico, no qual a nossa seleção tentará uma vaga no torneio de vôlei feminino nos Jogos de Tóquio, que serão realizados no ano que vem.

Na fase inicial da Liga das Nações, o Brasil disputou cinco etapas. Atuando em Brasília, Apeldoorn (Holanda), Lincoln (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Ancara (Turquia), as meninas comandadas por José Roberto Guimarães obtiveram onze vitórias em quinze jogos, acabando a primeira fase na terceira posição, mas com a mesma pontuação de China e Estados Unidos, que venceram doze vezes na competição. Nesta fase, as brasileiras venceram as estadunidenses por três a um, na casa das adversárias.

A fase final do campeonato ocorreu na cidade de Nanquim, na China, e reuniu seis seleções. Além da anfitriã, dos Estados Unidos e do Brasil, esta etapa do certame teve a participação da Itália, Turquia e Polônia. As brasileiras estrearam contra as polonesas, vencendo por três sets a dois, mesmo com atuação irregular. Na rodada final da segunda fase, o Brasil perdeu para os Estados Unidos (3×1) e ficou na segunda colocação do seu Grupo. Isto fez com que as comandadas de Zé Roberto enfrentassem a Turquia na semifinal do campeonato. Potência ascendente do voleibol mundial, a seleção turca não fez uma boa partida e foi massacrada pelo Brasil (3×0), que garantiu vaga na final, para enfrentar os Estados Unidos, que derrotaram a China.

Na final, o Brasil foi perfeito nos dois primeiros sets, vencidos com parciais de 25-20 e 25-23. Comandado pela atacante Natália, a seleção brasileira caminhava para a vitória, mas a saída prematura desta jogadora, lesionada ainda no final do segundo set, mudou o destino da partida. A partir do terceiro set, as estadunidenses passaram a dominar as ações, conseguindo virar o placar ao vencer as três parciais seguintes (15-25, 21-25 e 13-15).

Com a vitória, os Estados Unidos conquistaram o bicampeonato da Liga das Nações e, de quebra, viram a consagração de Drews (30 pontos na final) e melhor jogadora do certame. No quadro de premiações individuais, o Brasil teve três destaques. Macris foi a melhor levantadora da Liga das Nações, Gabi foi a principal segunda atacante e Ana Beatriz foi a grande primeira bloqueadora do torneio.

Comentários

comments

Você pode gostar...