Pella vence o Aberto do Brasil de Tênis e conquista o seu primeiro título no circuito da ATP

Argentino Guido Pella conquista o Aberto de Tênis do Brasil. Imagem: Divulgação/Brasil Open de Tênis

Por Luís Artur Janes Silva

Neste domingo (03), o argentino Guido Pella decidiu contra o chileno Christian Garin a 19ª edição do Aberto do Brasil de Tênis, realizado no Poliesportivo do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Pella, que jogava a sua sexta final no circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), venceu o jogo por dois sets a zero, com parciais de 7-5 e 6-3 e conquistou o primeiro título em torneios deste naipe.

O Aberto do Brasil de Tênis de 2019 reuniu 28 jogadores. O português João Souza, o tunisiano Malek Jaziri e os argentinos Guido Pella e Leonardo Mayer foram os cabeças de chave da competição e entraram a partir da segunda rodada do torneio. Mas a posição de destaque de Souza e Jaziri de nada valeram diante das eliminações que sofreram para o norueguês Casper Ruud e o sérvio Laslo Djere (campeão do Aberto do Rio), respectivamente.

Outra decepção do Aberto do Brasil foi o espanhol Albert Ramos Vinolas, que caiu diante de Felix Auger Aliassime, vice-campeão no Rio de Janeiro. Nas quartas de final, outro cabeça de chave se despediu da competição. Leonardo Mayer foi derrotado por Christian Garin. Assim, Guido Pella, passou a ser o único pré-classificado ainda vivo no campeonato. Ainda nas quartas de final, Pella eliminou Marco Trungelliti, outro argentino, que foi o algoz do brasileiro que chegou mais longe no torneio, o jovem Thiago Seyboth Wild.

Enquanto Pella começava a mostrar o tênis que o levaria ao título do campeonato, os brasileiros batiam na trave outra vez. Thiago Monteiro foi desclassificado por Casper Ruud e o novato Pedro Sakamoto, que eliminou o bom tenista argentino Carlos Berlocq no Qualificatório, caiu diante de Jaume Munar, ambos na rodada inicial do torneio. A promessa Thiago Wild, venceu o sueco Elias Ymer na primeira fase, antes de ser derrotado por Trungelliti. Nas duplas, Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva perderam nas semifinais do torneio para os britânicos Luke Bambridge e Jonny O’Mara.

Nas semifinais, Garin passou por Casper Ruud com relativa tranquilidade e passou a esperar o seu adversário da partida entre Guido Pella e o sérvio Laslo Djere, que tentava conquistar o seu segundo troféu em terras brasileiras. Djere, que na fase anterior havia eliminado Felix Auger Aliassime, na reedição da final do Rio de Janeiro, não resistiu ao sólido e mais experiente Pella, que foi frio nas horas decisivas e venceu por dois sets a zero, num jogo equilibrado, que teve duas parciais de 7-6.

A FINAL

Na decisão do torneio, Pella e Garin fizeram um jogo de extremos. De um lado, Pella, mais experiente, disputava sua sexta final de ATP. Enquanto isso, Garin participava de sua primeira decisão neste nível e confirmava o ótimo momento do tênis chileno, que mostra dois jovens talentos capazes de chegar no topo do esporte. Além de Garin, Nicolas Jarry também vem apresentando um belo tênis.

No set inicial, o chileno Garin esteve perto de perder o saque no primeiro game  da partida, mas recuperou-se e melhorou as suas devoluções. Assim, quase conseguiu quebrar o saque do rival no quarto game do enfrentamento. O momento decisivo do set aconteceu entre o nono e o décimo primeiro game do jogo, quando Pella quebrou o saque de Garin, teve a quebra devolvida no game seguinte, mas voltou a prevalecer na décima primeira parcial do set. Depois desta troca de saques, Pella confirmou o serviço no 12º game e fechou a parcial inicial.

No segundo set, o argentino foi muito consistente e não deu chances à Garin, quebrando o serviço do chileno no game inicial e também na última parcial do set. O placar de seis games a três, garantiu o segundo set favorável ao tenista Guido Pella, que comemorou o primeiro título de sua carreira. Aliviado, Pella lembrou que, após a derrota na final de Córdoba, há três semanas, chegou a imaginar que sua carreira estivesse estancada.

Com a conquista do Aberto do Brasil, Guido Pella subirá 14 posições e chegará ao trigésimo quarto posto no ranking mundial. Enquanto isso, Christian Garin passará da posição 92 para a 72ª colocação na lista da ATP.

Comentários

comments

Você pode gostar...