Sérvio conquista o Aberto de Tênis da cidade do Rio de Janeiro

Laslo Djere conquista o título do Aberto do Rio de Janeiro. Imagem: ATP 500 do Rio de Janeiro.

Por Luís Artur Janes Silva

Neste domingo (24), o sérvio Laslo Djere e o canadense Felix Auger-Aliassime decidiram o ATP 500 do Rio de Janeiro, um dos treze torneios desta categoria, que formam o terceiro escalão dos campeonatos organizados diretamente pela Associação dos Tenistas Profissionais e que atraem alguns dos principais jogadores do planeta. Djere (número 90 do mundo) e Aliassime (número 104), disputavam a primeira final de nível ATP de suas carreiras. O sérvio conquistou o caneco ao vencer o jovem canadense, de 18 anos, por dois sets a zero, com parciais de 6-3 e 7-5.

A sexta edição do Aberto de Tênis do Rio de Janeiro, que foi disputada entre 18 e 24 de fevereiro, reuniu 32 jogadores na chave principal e surpreendeu pelo baixo aproveitamento dos principais favoritos ao título. Dominic Thiem, número 8 do mundo e primeiro cabeça de chave, foi eliminado por Djere, na rodada inicial do torneio. O segundo cabeça de chave da competição, o italiano Fabio Fognini, também caiu na estreia, quando foi derrotado pelo futuro vice-campeão, Felix Auger-Aliassime.

Outras duas decepções do torneio foram as desclassificações do argentino Diego Schwartsman, que defendia o título, e do uruguaio Pablo Cuevas, que também já havia sido campeão nas quadras do Jockey Clube Brasileiro, local onde aconteceu o campeonato. Schwartsman, que na semana anterior havia sido vice-campeão em Buenos Aires, retirou-se de quadra na rodada inicial, quando enfrentava Cuevas. O uruguaio chegou até a semifinal, caindo diante de Aliassime.

Para completar o quadro de más atuações dos favoritos no Aberto do Rio, tivemos a queda prematura de Marco Cecchinato. O italiano, que havia sido campeão na capital da Argentina, foi eliminado no primeiro jogo que fez em terras cariocas, derrotado pelo esloveno Aljaz Bedene, que foi o algoz do melhor brasileiro na chave de simples. Na segunda rodada do torneio, Bedene derrotou Thiago Monteiro, que foi batido por dois sets a zero, com parciais de 6-3 e 6-4.

O Brasil, que não rendeu o esperado na chave de simples, fez um bom papel nas duplas, sendo representado pela dupla Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, que conquistaram o vice-campeonato ao perderem para o argentino Máximo González e o chileno Nicolas Jarry. Após eliminarem Bruno Soares e Marcelo Mello nas quartas de final, a dupla nacional não resistiu ao especialista neste tipo de jogo, o argentino González, que tinha sido campeão em Buenos Aires e vice-campeão em Córdoba, também na Argentina, nas semanas anteriores e foi derrotada de virada (2×1).

A FINAL

Na decisão do torneio de simples, Djere e Aliassime fizeram um jogo que notabilizou-se pelo nervosismo nos momentos iniciais. Jovens, tanto Aliassime, quanto Djere (23 anos), não conseguiram confirmar seus saques nos três primeiros games do jogo. Para termos uma ideia do ineditismo envolvido no confronto final do Aberto do Rio, basta dizer que Felix Auger-Aliassime é o tenista mais jovem da história a participar de um duelo decisivo de campeonatos padrão ATP 500.

No set inicial, tivemos seis quebras de saque em nove games, fato determinante na decisão da parcial, pois Djere venceu o set após uma quebra de serviço. O sérvio conquistou uma vitória consistente, levando-se em conta que teve uma fisgada na virilha, que atrapalhou sua movimentação lateral.

No segundo set, Aliassime começou quebrando o serviço de Djere, que devolveu o golpe sofrido no sexto game da parcial. Depois disto, o canadense atuou pressionado e no décimo segundo game do set teve o saque quebrado novamente, após salvar quatro bolas do jogo. Assim, Djere conquistou a vitória mais importante da carreira, que garantiu o seu primeiro troféu de nível ATP. Após a partida, emocionado, o sérvio dedicou o triunfo aos pais, que perderam a batalha para o câncer.

Com a conquista do Aberto do Rio de Janeiro, Djere se torna o segundo tenista sérvio a ganhar um troféu de ATP 500. Novak Djokovic (o número um do mundo) é o outro tenista deste país da Península Balcânica que obteve este tipo de troféu. Além disso, Djere subiu 53 posições e passou a ocupar a trigésima sétima colocação no ranking da ATP. Aliassime também teve uma ascensão consistente, tornando-se o 60º melhor tenista do mundo.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...