Pelotas tenta mais uma vez voltar ao Gauchão

Por: Luís Artur Janes Silva

No dia 6 de março, o Esporte Clube Pelotas começará mais um Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. Pela terceira vez consecutiva, o Lobo da avenida Bento Gonçalves tentará retornar à divisão de elite do futebol no Rio Grande do Sul e ao mesmo tempo iniciar um período de glórias, que permita ao torcedor esquecer o difícil momento atual.

O Pelotas foi rebaixado de forma surpreendente no Campeonato Gaúcho de 2014, depois de uma campanha abaixo de quaisquer expectativas, pois o Lobo havia conseguido três títulos no final da temporada de 2013.

Na primeira tentativa de retornar ao convívio dos grandes do futebol gaúcho, em 2015, a equipe áureo – cerúlea fez uma campanha fraca e foi eliminada na segunda fase do certame. A desclassificação foi sacramentada com uma derrota na cidade de São Gabriel.

No ano passado, o Pelotas teve uma trajetória bem mais vitoriosa na Divisão de Acesso, mas acabou perdendo a vaga na Série A para o Caxias, depois de duas derrotas consecutivas no Quadrangular Final da competição, ambas por 2×1. O vice-campeonato conquistado pelo Lobo foi insuficiente para garantir o acesso, pois apenas o campeão garantiria o objetivo final do certame.

Em 2017, o Lobo será comandado pelo técnico Marcelo Rospide, profissional que já treinou o Grêmio Portoalegrense e supervisionou as categorias de base do Corinthians. O grupo de atletas mesclará remanescentes do ano passado, tais como, Rafael Dal Ri, Darlem, Tiago Gasparetto, Mikael e Arílson, com jogadores recém – contratados e que possuem boa “quilometragem” nos gramados, caso de Brasão, Badé, Heitor, dentre outros atletas.

O Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso terá 16 clubes, divididos em dois grupos, com oito equipes cada. O Pelotas ficou no Grupo A, junto com Aimoré, Guarani de Venâncio Aires, Guarany de Bagé, Santa Cruz, Internacional de Santa Maria, Avenida (adversário na estreia) e São Gabriel. Os quatro melhores de cada chave se classificam para as quartas de finais e as oito equipes serão divididas em quatro grupos de duas equipes que jogarão no sistema de ida e volta. Os classificados da segunda fase disputarão as semifinais em jogos eliminatórios e os vencedores destes confrontos garantirão o acesso ao Gauchão, em 2018.

Comentários

comments

Você pode gostar...