Pesquisa destaca alternativas de usos para plantas ornamentais nativas do Pampa

Além de contribuírem para conservação do bioma, formam belos arranjos naturais

Por: Yago Moreira

Nos últimos anos, a pesquisa tem buscado cada vez mais resgatar a importância da preservação dos recursos nativos dos biomas e gerar renda a partir deles da forma mais sustentável possível. No rio grande do Sul, os cuidados com o Pampa têm gerado inúmeros resultados. E alguns deles enchem os olhos por tanta beleza.

Se você costuma viajar pelo interior do estado, certamente já se deparou com centenas de plantas nativas do Pampa. Distribuídas em meio a outras eflorescências, às vezes, ficam apagadas no horizonte. No entanto, se olharmos com mais cuidado, veremos as belezas que se escondem por trás desses belos arranjos naturais.

Em dois mil e nove, pesquisas concluíram que as gramíneas possuem características ornamentais que justificam a sua utilização no paisagismo. Mas, além disso, o uso dessas plantas em ambientes decorativos também está servindo para a conservação da biodiversidade. De acordo com a Bióloga Marene Marchi, essas plantas apresentam um enorme potencial de recomposição do Bioma. “Precisamos aprender a utilizá-las para antão conservá-las”, disse.

A pesquisa da Marene faz parte da sua defesa de doutorado. O trabalho foi realizado no butiazal de Tapes, onde foram coletadas diversas espécies com valor ornamental para avaliar a utilidade fora do paisagismo. As plantas colhidas dos campos nativos passaram por um longo processo de secagem e desidratação até demonstraram o potencial para compor arranjos florais secos.

São consideradas gramíneas todas as diversas espécies que se encontram dentro de um gramado. Algumas pessoas até acham que elas só constituem um matagal, mas Marene garante que esse mato possui um valor agregado muito grande, para a proteção da terra, para a captação de água, umidificação do solo, além de proporcionar um ambiente que ajuda outras espécies a se desenvolverem. E para o agricultor que deseja aliar os cuidados com o meio ambiente a uma fonte de renda, esse cultivo pode ser uma alternativa.

Gramíneas mais conhecidas

O capim dos pampas talvez seja uma das gramíneas mais famosas. Caracterizado pelo grande porte, é muito utilizada como planta ornamental, principalmente na Argentina e no Uruguai, mas também atua como barreira natural, servindo de encostas em beiras de estradas.

O trigo, o arroz e o milho há também são consideradas plantas ornamentais que, além de decorar, simbolizam sorte e energia positiva para algumas pessoas.

Comentários

comments

Você pode gostar...