O CIRCULO

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“The Circle é uma das empresas mais poderosas do planeta. Atuando no ramo da Internet, é responsável por conectar os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e outros detalhes de suas vidas privadas. Ao ser contratada, Mae Holland (Emma Watson) fica muito empolgada com possibilidade de estar perto das pessoas mais poderosas do mundo, mas logo ela percebe que seu papel lá dentro é muito diferente do que imaginava.”

Bem, com essa sinopse é possível perceber que a trama é previsível. E é. Mas o mais interessante é que após ler várias críticas negativas, saí de casa numa noite fria, e fui assistir ao filme. E minha maior surpresa foi que eu não vi o tempo passar, envolvida pela trama. O Círculo tem 1h50 de duração.

Mae é uma jovem que não está muito feliz com seu trabalho em uma pequena empresa da cidade. Mora com os pais e vê suas dificuldades diárias com a doença do pai, que sofre de esclerose múltipla.

Sua amiga Annie (Karen Gillan) trabalha na empresa líder em tecnologia, Círculo. Logo que fica sabendo da necessidade de novos funcionários, ela avisa Mae, que faz uma entrevista e é admitida.

Tudo empolgante demais. Novos amigos, uma empresa gigantesca ao melhor estilo da Google. Aliás, Google já é nosso Círculo há muito tempo. Ou você acredita que é acaso que, ao procurar por um produto na internet, logo você se vê rodeada por ofertas de produtos idênticos por um bom tempo?

Baseado no livro de Dave Edggers, o filme aos poucos vai tirando a privacidade de todos. A começar pelos funcionários e terminar com a ideia de exigir que o mundo se cadastre no Círculo.

Tudo está atualizado: as redes sociais, as câmeras minúsculas por toda a parte, o show da vida sendo acompanhado pelo mundo. As apresentações de Eamon Baley (Tom Hanks) lembram Steve Jobs, quando em todas as sextas-feiras traz um novo aplicativo ou gadge para delírio da plateia de funcionários.

James Ponsoldt dirige dentro das expectativas o elenco que conta ainda com bons nomes, tais como John Boyega, Ellar Coltrane, Bill Paxton, que faleceu em fevereiro deste ano,  e Patton Oswaldt. E a plateia do Cineflix do Shopping Pelotas não pareceu desapontada.

O bom de tudo é que eu esperava muito menos e gostei.

Nota: 8.

Link para o trailer aqui.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...